quinta-feira, 13 de agosto de 2015

STIA/Bagé apresenta maquete digital da subsede de Hulha Negra

Maquete eletrônica traz ideia de como será a nova subsede


      O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região recebeu do engenheiro Bruno Dias Robaina, responsável pela obra, a maquete digital da subsede da entidade em Hulha Negra. A expectativa é de que em 2016 seja realizada a inauguração do novo espaço destinado aos trabalhadores de Hulha Negra. 
      O trabalho, que iniciou em março, prevê duas etapas. Na primeira, serão construídos uma sala de espera, consultórios médico e odontológico, sala de reuniões, além de cozinha e banheiros. Em uma segunda etapa será erguido um salão de eventos, depósito e outras dependências para proporcionar conforto no atendimento aos associados. Quando toda a obra for finalizada, a área de edificação será de 663,61 metros quadrados. 
      O número de trabalhadores do município no setor de alimentação é expressivo.O Sindicato já presta atendimento em uma subsede provisória, localizada na Avenida Getúlio Vargas. Agora, a subsede será em terreno adquirido pela entidade, na Rua Laudelino da Costa Medeiros, 1279, área central do município.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Pelo segundo ano STIA/Bagé deve ajuizar dissídio coletivo para trabalhadores de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos


Diretoria vai pedir ao Ministério do Trabalho uma reunião visando a um acordo com sindicato patronal
      


      O novo encontro realizado entre o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Bagé e Região (STIA/Bagé) eom o sindicato patronal mais uma vez não resultou em acordo. Com isso, permanece o impasse quanto ao dissídio dos trabalhadores de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos em relação ao período 2015/2016. O STIA deverá ajuizar um novo dissídio junto ao Tribunal Regional do Trabalho – assim como fizera em 2014. A data-base da categoria é 1º de junho. É o segundo ano consecutivo que pode resultado em ajuizamento do dissídio, algo que não ocorria desde 1989. 
      A representação das empresas segue intransigente em alguns pontos.  Entre eles estão a desvinculação do Salário Normativo da categoria do Piso Mínimo Regional, o não pagamento das horas-extras trabalhadas aos domingos, feriados e dias compensados, dando folga em outro dia da semana a livre escolha do patrão e a criação do Banco de Horas, que em outras oportunidades já foi rejeitada pelos trabalhadores. Além disso, as empresas querem a retirada do auxílio escolar fornecido aos seus empregados. O Sindicato não abre mão dos direitos obtidos pelos trabalhadores. 
      Atendendo exigências da seção de Dissídios Coletivos do TRT, a direção do STIA irá solicitar uma reunião junto ao Ministério do Trabalho em Bagé para tentar chegar a um acordo conciliatório. Da mesma forma, as lideranças sindicais dos trabalhadores vão reforçar o pedido de realização de uma força-tarefa semelhante à realizada no Marfrig/Bagé em maio visando à inspeção quanto à segurança dos trabalhadores e as condições de trabalho oferecidas pelas empresas. O STIA recebe queixas de pessoas afastadas do trabalho por doenças relacionadas às atividades desenvolvidas. 

terça-feira, 4 de agosto de 2015

STIA/Bagé passa a integrar Federação Estadual de Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas de Alimentação

Gonçalves (à direita) e Cabral (de óculos) assumiram funções junto à federação



      No último dia 31 de julho houve a posse da diretoria da recém-criada Federação dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação no Rio Grande do Sul (FTICA-RS). O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região (STIA) é uma das entidades fundadoras da federação, que tem o objetivo de fortalecer a luta sindical, buscando a garantia e a ampliação de direitos da categoria. A solenidade aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Panificação de Porto Alegre. Três diretores do STIA/Bagé integram a diretoria da FTICA-RS.
      O vice-presidente do Sindicato de Bagé, Cláudio Gomes Gonçalves, assume como secretário-geral da federação. O presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral, é suplente da diretoria. E a diretora do STIA/Bagé, Tanira Ramos dos Santos, assume como titular da Secretaria dos Direitos da Mulher da nova entidade. O coordenador da Sala de Apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins no Rio Grande do Sul (CNTA-Sul), Darci Rocha, foi eleito presidente da FTICA-RS. O mandato da diretoria é de dois anos. 
      Além de Bagé, são co-fundadores da federação os sindicatos de trabalhadores na Alimentação de Alegrete, Camaquã, Dom Pedrito, Estrela, Ijui, Passo Fundo, Pelotas, São Gabriel, além da Panificação de Porto Alegre. 
      "É uma empreitada que se inicia. Iremos engrossar as fileiras em defesa da classe trabalhadora, tão sacrificada e pouco valorizada", enfatiza o secretário-geral Cláudio Gonçalves.