segunda-feira, 29 de agosto de 2016

STIA/Bagé é homenageado no VI Congresso Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação




      O VI Congresso Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins, realizado nos dias 25 e 26 de agosto na Praia Grande, em São Paulo, debateu diferentes temas de interesse da categoria em nível nacional. O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região, Cláudio Gomes Gonçalves, participou do evento. Gonçalves atua na Secretaria dos Aposentados da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA). 
      Representaram o Rio Grande do Sul no evento 18 participantes, representando uma abrangência de 61 municípios por meio de nove sindicatos. No evento houve ainda a eleição da Comissão de Ética da CNTA. Os participantes deixaram claro suas preocupações com os rumos do que pode ocorrer com os direitos dos trabalhadores diante das propostas e projetos que estão para serem apreciados no Congresso Nacional. "As mudanças estão por vir se tornarão um desmonte nos direitos dos trabalhadores, o que vai exigir muita luta e união dos sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais", frisa o vice-presidente do STIA/Bagé.
      Também durante o VI Congresso da CNTA foi escolhida uma comissão para visitar senadores e deputados federais visando à discussão dos temas de interesse do setor da alimentação, tendo como representantes gaúchos os líderes sindicais Darci Rocha e Pedro Mallmann. O evento também marcou uma homenagem aos sindicatos filiados à CNTA - e o sindicato de Bagé recebeu uma placa de reconhecimento pelo trabalho realizado. 

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Empresa que transporta trabalhadores ao Pampeano conversa com direção do STIA sobre situação dos veículos

Gonçaves e Cabral reuniram-se com Meirelles (centro) para conhecer novos ônibus que serão colocados à disposição dos trabalhadores


      Depois de uma nota oficial da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região manifestando descontentamento com a situação dos ônibus utilizados para transporte de trabalhadores para o frigorífico Pampeano Alimentos, em Hulha Negra, a direção da Rodam Transportes entrou em contato com o sindicato para prestar informações. O diretor da empresa, Rogério dos Anjos Meirelles, convidou o presidente do sindicato, Luiz Carlos Cabral, e o vice-presidente, Cláudio Gonçalves, para conhecer alguns dos ônibus que começam a ser colocados à disposição dos trabalhadores para o transporte de Bagé a Hulha Negra.
      Cabral revela que Meirelles pediu desculpas pelos problemas ocorridos. Alguns ônibus já estão em circulação. O diretor garantiu que haverá melhorias no transporte pois novos veículos serão colocados em circulação. "A empresa garante que conforme houver a liberação dos ônibus eles serão colocados em circulação, com o compromisso de que em breve todos os ônibus serão no mesmo padrão", ressalta o presidente do STIA/Bagé.  "Solicitamos aos trabalhadores que também colaborem no cuidado com os ônibus e zelem pelas condições dos veículos, já que todos os trabalhadores vão utilizá-los", complementa Cabral. 
      O problema com a condição dos veículos havia sido debatido em reunião da diretoria do Sindicato no começo de agosto, com a informação de que os veículos que realizavam o transporte, por parte da Rodam, foram deslocados para o Mato Grosso e uma frota mais antiga foi colocada à disposição dos trabalhadores. Alguns ônibus estariam com problemas em vidros e portas, causando desconforto aos trabalhadores. A diretoria do Sindicato foi informada pela empresa de que o problema seria burocrático pois haveria veículos novos à disposição, mas ainda sem condições de trafegabilidade. 

terça-feira, 23 de agosto de 2016

STIA/Bagé tem representante no VI Congresso Nacional da Alimentação


      O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região, Cláudio Gomes Gonçalves (foto), viaja neste dia 24 para São Paulo. O dirigente sindical participa do VI Congresso Nacional da Categoria Profissional da Alimentação, que acontece no município de Praia Grande. A promoção é da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins (CNTA-Afins).
      Gonçalves é integrante da Secretaria Nacional dos Aposentados da CNTA no ramo da alimentação. A abertura do evento acontece dia 25, das 13h às 15h, vindo na seqüência a apresentação das teses de debate.
O objetivo do evento, que deverá reunir lideranças sindicais, autoridades e especialistas nas áreas do Direito, Saúde e Economia, é traçar metas para atuação das representações dos  trabalhadores da categoria para os próximos quatro anos. A Assembleia Geral Ordinária da categoria também ocorrerá no encontro.
      Entre as discussões das teses estão a atual conjuntura econômica e política do país, levando à alta rotatividade e ameaças de demissões em massa nos setores da Alimentação - entre eles o de frigoríficos, o que interessa diretamente a nossa região. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos e Socioeconômicos (DIEESE) fará um panorama do perfil dos trabalhadores nos principais setores entre os anos 2014 e 2015, com o estudo Raio X da Alimentação, a ser lançado no dia 25, mesma data de apresentação das teses. 
      No dia 26, representantes de aproximadamente 110 entidades sindicais debaterão e aprovarão resolução do encontro. O Congresso terá ainda uma homenagem às vítimas de acidentes de trabalho. A programação encerra com uma palestra de Alfredo Rocha sobre motivação.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Avança obra da subsede do STIA em Hulha Negra

Condição do tempo colabora para obra ganhar forma na área central de Hulha Negra

      Iniciada em março de 2015, a obra de construção da subsede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região em Hulha Negra está em ritmo acelerado. A diminuição das chuvas permitiu o avanço das atividades. "Isso é uma demostração de seriedade desta diretoria e de como se administra uma entidade de trabalhadores", ressalta o presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral.
      O canteiro de obras instalado na Rua Laudelino da Costa Medeiros, 1279, na área central de Hulha Negra. O trabalho deve ser realizado em duas etapas. Na primeira (atual), serão construídos uma sala de espera, consultórios médico e odontológico, sala de reuniões, além de cozinha e banheiros. Em uma segunda etapa será erguido um salão de eventos, depósito e outras dependências para proporcionar conforto no atendimento aos associados. Quando toda a obra for finalizada, a área de edificação será de 663,61 metros quadrados. 

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Diretoria do STIA/Bagé preocupada com transporte de trabalhadores para Pampeano Alimentos

Diretores relatam que situação já passou do prazo dado pela empresa e querem solução do problema

      A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região esteve reunida na manhã deste dia 4 para tratar sobre uma série de assuntos de interesse da categoria. Na oportunidade foi tratada a situação de trabalhadores de frigoríficos, padarias, engenhos, indústrias de laticínios e outros. Um dos pontos principais do encontro foi sobre a situação do transporte de trabalhadores de Bagé para o Pampeano Alimentos, em Hulha Negra. A preocupação é grande com as condições da frota responsável por levar os empregados até a planta industrial.
      O problema decorre há cerca de 35 dias. Os veículos (ônibus) que realizavam o transporte, por parte da empresa Rodam, foram deslocados para o Mato Grosso e uma frota mais antiga foi colocada à disposição dos trabalhadores. A expectativa era de que em 20 dias novos veículos seriam colocados em circulação, o que não aconteceu. De acordo com relatos de trabalhadores, alguns ônibus estão em péssima qualidade, tendo vidros e portas que se abrem sozinhos ou que, para serem fechados, precisaram ser parafusados."Os trabalhadores estão viajando em veículos de péssima qualidade e que colocam sua saúde em risco", destaca o presidente do  STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral. 
      A diretoria do Sindicato foi informada pela empresa de que o problema é burocrático pois haveria veículos novos à disposição, mas ainda sem condições de trafegabilidade. 
      Em Bagé, a frota também deixa a desejar na avaliação da diretoria. Os trabalhadores se queixam aos diretores sobre a falta de conforto. A frota não é renovada há alguns anos.