![]() |
Marfrig apresentou proposta abaixo da inflação na segunda reunião entre as partes que ocorreu em Porto Alegre |
Sindicatos de trabalhadores nas indústrias de alimentação e o Marfrig Group tem uma nova rodada de negociações visando ao Acordo Coletivo de Trabalho da campanha salarial 2017. Desta vez o encontro será em Bagé neste dia 30 de março, a partir das 14h, em local a ser definido. A data-base dos trabalhadores do Marfrig é 1º de fevereiro. Participam representantes sindicais de Bage, Alegrete, Pelotas e São Gabriel - onde o Marfrig tem plantas frigoríficas. Nos dois primeiros encontros não houve avanços.
No último encontro, os representantes do frigorífico apresentaram uma proposta de reajuste salarial de 5% - índice abaixo da inflação no período de 12 meses (de fevereiro/2016 a janeiro/2017), que ficou em 5,44%. A grande discussão é no fato de que a empresa propõe retirar direitos dos trabalhadores - alguns itens já constam nos acordos há mais de 20 anos, como o adicional noturno. Outra ideia da empresa é cobrar pelo transporte dos trabalhadores até a fábrica e vice-versa (que hoje é gratuito) e retirar o pagamento dos 30 minutos para troca de uniforme, entre outros.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região, Luiz Carlos Cabral, reforça a necessidade de uma proposta mais efetiva, que vá ao encontro das necessidades dos empregados. "Só quem pode decidir a retirada de direitos e de conquistas é o trabalhador. Esperamos que esta seja a última reunião e que tenhamos resultados mais positivos porque evoluímos pouco até agora", frisa o líder sindical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário