![]() |
Trabalhadores responderam questionamentos da pesquisa nos engenhos de arroz em Bagé em 2016 |
Na manhã deste dia 6 de outubro, representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região partem com destino a Porto Alegre. A comitiva irá participar, às 19h30min, do lançamento do livro “A Saúde do Trabalhador Agredida”. A obra, escrita pelos pesquisadores Paulo Albuquerque e Francisco Settineri, traz o diagnóstico sobre condições de trabalho nos engenhos de arroz no Rio Grande do Sul – conhecido como projeto DIGA. na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação.
Representam o STIA/Bagé no evento o presidente, Luiz Carlos Cabral Jorge, o vice-presidente, Cláudio Gomes Gonçalves, e os diretores Tanira Ramos dos Santos Martins e José Cacildo Conde de Moura.
O setor de arroz foi escolhido para o DIGA por apresentar o maior número de acidentes com mortes em relação aos outros segmentos da alimentação. Além disso, problemas como lesões por esforço repetitivo e surdez são comuns em trabalhadores de engenhos. Com base no relatório do DIGA, foram realizadas audiências públicas em Pelotas e Alegrete para apresentar o trabalho à sociedade. O material também foi encaminhado ao Ministério Público do Trabalho que, baseado nas informações, indicou a formação de uma força-tarefa para fiscalização nos engenhos. Bagé também faz parte do roteiro de ações dessa força-tarefa, embora ainda não exista uma data definida para a realização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário