Com a data-base da categoria em 1º de fevereiro, trabalhadores do Minerva Foods Bagé e do Pampeano Marfrig em Hulha Negra aguardam o início das negociações para o acordo coletivo de trabalho. Em novembro e dezembro de 2025 o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região realizou assembleias para definir a pauta de reivindicações. Entre os principais itens estão um reajuste salarial com base na reposição da inflação (do período entre fevereiro de 2024 a janeiro de 2025) mais 5% de aumento real, piso da categoria no valor de R$ 2.200,00, além da manutenção das demais cláusulas.
Após a aprovação, o Sindicato encaminhou as petições aos representantes da Minerva e da Marfrig informando a deliberação dos trabalhadores nas assembleias e se colocando à disposição para o começo das negociações. Entretanto, até agora, nem Minerva nem Marfrig As reuniões sempre iniciam após a definição da inflação do período (de fevereiro/2025 a janeiro 2026), que ficou em 4.30%.
"Estamos no aguardo das empresas. Esperamos que elas deem retorno ao Sindicato para iniciarmos a negociação o mais rápido possível", reforça o presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral Jorge.
