quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Federações dos trabalhadores da alimentação, unidas, solicitam retorno das Forças-Tarefas nos Frigoríficos no RS



   As federações do setor da alimentação, FIEICA-RS e FTIA-RS, estiveram neste dia 16 de outubro, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), em Porto Alegre, para solicitar o retorno das Forças-Tarefas nos frigoríficos no Rio Grande do Sul. A visita foi motivada pelo aumento de acidentes de trabalho, muitos dos quais resultando em mortes dos trabalhadores.

   As Forças-Tarefas, iniciadas em 2014 e coordenadas pelo MPT-RS, têm tido um impacto positivo na melhoria das condições de trabalho no setor. Diversas operações foram realizadas para melhorar a saúde e segurança dos trabalhadores, identificando problemas recorrentes como o esforço repetitivo e a inadequação ergonômica.

   Essas inspeções levaram à interdição temporária de algumas plantas para corrigir irregularidades, como foi o caso dos frigoríficos em Santa Maria e Bagé. Além disso, acordos extrajudiciais foram firmados com várias empresas, assegurando que as adequações necessárias fossem implementadas.

   A atuação conjunta com outras instituições, como o Cerest, Fundacentro e sindicatos locais, tem promovido mudanças progressivas no ambiente de trabalho, especialmente em questões ergonômicas e de segurança de máquinas.

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Planta frigorífica da Marfrig em Bagé deve passar para Minerva Foods até o final de outubro





   Aos poucos as informações sobre a aquisição de plantas frigoríficas da Marfrig pela Minerva Foods vão surgindo. Na última semana as duas multinacionais de proteína animal divulgaram que a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) transitou em julgado, sem que houvesse nenhuma interposição de recurso até o prazo. Com isso, a venda de unidades da Marfrig para a Minerva é definitiva. E uma das unidades está localizada em Bagé.

   O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé segue atento à movimentação nos bastidores. Nos últimos dias representantes da Minerva Foods estiveram em Bagé para iniciar o processo de transição. Em um primeiro momento a nova proprietária da planta frigorífica irá assumir os contratos de trabalho dos empregados na fábrica da Rainha da Fronteira.

   "A expectativa que temos é de que até o final do mês (outubro) a Minerva assuma o frigorífico. Estamos aguardando a empresa divulgar mais detalhes e definir quem será o responsável pela transição em Bagé para conversarmos", salienta o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região, Luiz Carlos Cabral Jorge.

   O tribunal do Cade aprovou em 25 de setembro a compra, pela Minerva, de estabelecimentos industriais e comerciais da Marfrig no Brasil, segundo comunicados divulgados pelas empresas. A venda foi de R$ 7,5 bilhões. Vale ressaltar que o Pampeano Alimentos, em Hulha Negra, irá continuar sob o comando da Marfrig.