quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Federações dos trabalhadores da alimentação, unidas, solicitam retorno das Forças-Tarefas nos Frigoríficos no RS



   As federações do setor da alimentação, FIEICA-RS e FTIA-RS, estiveram neste dia 16 de outubro, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), em Porto Alegre, para solicitar o retorno das Forças-Tarefas nos frigoríficos no Rio Grande do Sul. A visita foi motivada pelo aumento de acidentes de trabalho, muitos dos quais resultando em mortes dos trabalhadores.

   As Forças-Tarefas, iniciadas em 2014 e coordenadas pelo MPT-RS, têm tido um impacto positivo na melhoria das condições de trabalho no setor. Diversas operações foram realizadas para melhorar a saúde e segurança dos trabalhadores, identificando problemas recorrentes como o esforço repetitivo e a inadequação ergonômica.

   Essas inspeções levaram à interdição temporária de algumas plantas para corrigir irregularidades, como foi o caso dos frigoríficos em Santa Maria e Bagé. Além disso, acordos extrajudiciais foram firmados com várias empresas, assegurando que as adequações necessárias fossem implementadas.

   A atuação conjunta com outras instituições, como o Cerest, Fundacentro e sindicatos locais, tem promovido mudanças progressivas no ambiente de trabalho, especialmente em questões ergonômicas e de segurança de máquinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário