segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Diretores do STIA/Bagé participam de curso para elaboração de denúncias trabalhistas em Lajeado




   O Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS), em parceria com as duas Federações dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Rio Grande do Sul, FIEICA-RS e FTIA-RS, realiza nesta terça-feira (28), no município de Lajeado, um curso voltado para a elaboração de denúncias trabalhistas fundamentadas. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região estará presente, por meio dos diretores Cláudio Gomes Gonçalves, Murilo Barreto Madeira e Marcos Marcelo Barbosa Vivian.

   O objetivo é capacitar trabalhadores e lideranças sindicais do setor de alimentação para que as denúncias encaminhadas aos órgãos fiscalizadores, como o MPT e o Ministério do Trabalho e Emprego, sejam bem estruturadas e fundamentadas, facilitando a investigação e a atuação dos auditores fiscais.

   A auditora fiscal do trabalho, Bruna Quadros, será a responsável por ministrar o curso, abordando os procedimentos e caminhos necessários para que uma denúncia seja compreensível, objetiva e completa. A intenção é garantir que os profissionais que recebem as denúncias possam identificar com maior precisão as irregularidades e partir diretamente para as fiscalizações necessárias.

   Além de orientar sobre os critérios básicos, o curso irá destacar a importância da clareza nas informações e da apresentação de documentos ou evidências que possam corroborar os relatos no combate às violações trabalhistas.

   O público-alvo do curso será composto por trabalhadores, dirigentes sindicais e outros representantes do setor de alimentação. A iniciativa reflete o compromisso do MPT e das federações parceiras em fortalecer a defesa dos direitos trabalhistas e promover um ambiente de trabalho mais digno e seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário