domingo, 15 de abril de 2012

Trabalhadores da alimentação aprovam propostas da Campanha Salarial 2012

Reajuste de 14,75%, redução da jornada de trabalho e transporte gratuito para trabalhadores estão entre as propostas


Na tarde de sábado (14 de abril) o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Bagé realizou duas assembléias extraordinárias para encaminhar a pauta de reivindicações à classe patronal referente à Campanha Salarial 2012 do setor. O primeiro encontro ocorreu no ginásio do STIA, envolvendo os trabalhadores nos frigoríficos. Posteriormente houve a assembléia com trabalhadores de padarias, engenhos em geral, indústrias de laticínios e outros.


Os participantes aprovaram a solicitação de um reajuste salarial de 14,75%, que é o mesmo índice concedido no piso mínimo regional no Rio Grande do Sul este ano. Também foram aprovados o piso único no valor de R$ 1.000,00, a redução da jornada de trabalho de 44 horas semanais para 40 horas semanais, auxílio-escolar no valor de um piso profissional, transporte gratuito para todos os trabalhadores (inclusive os afastados por doença e acidente de trabalho), a adoção de pausas intrajornadas para redução de acidentes e doenças profissionais, indenização de cinco dias por ano (como compensação nos meses que tem 31 dias), qüinqüênio de 4% e adicional noturno de 40%.

No encontro com os trabalhadores em frigoríficos, o responsável pelo Departamento Jurídico do Sindicato, Álvaro Meira, explicou a situação dos processos onde o sindicato move ações (como é o caso dos 30 minutos para troca de uniformes nos frigoríficos de Bagé e Hulha Negra e os que envolvem ex-funcionários dos frigoríficos Cicade, Piratini e Bordon). No final do encontro houve o sorteio de cestas básicas, bonés e camisetas da Campanha Salarial 2012 entre os presentes.

O presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral, destacou a importância da presença dos trabalhadores nas assembléias, mesmo em um dia com tempo instável e que na maioria das vezes é utilizado para descanso. “Estas pessoas sabem da importância de construirmos a pauta de reivindicações e vieram aqui para apresentar suas sugestões, discordâncias e debater a proposta que estamos formulando”, avaliou Cabral. Conforme o presidente do Sindicato, haverá um intervalo entre uma semana e 10 dias para que novas cláusulas possam ser incluídas na pauta de reivindicatória, que logo após será encaminhada à classe patronal. A data-base das categorias do setor da alimentação é 1º de junho.

Em breve você irá conferir aqui no site do Sindicato mais imagens das assembléias referentes à Campanha Salarial 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário