quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

STIA preocupado com notificação a trabalhadores por cancelamento de parcelas do Seguro Desemprego


          A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da alimentação de Bagé foi procurada por trabalhadores demitidos do frigorífico Marfrig, unidade Bagé. O motivo é o cancelamento do benefício de pagamento do Seguro-Desemprego. O problema é que a informação fornecida ao Ministério do Trabalho pela empresa teria sido equivocada. Teria havido uma inversão de datas na Guia de Recolhimento Rescisório do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (GRRF), o que motivou o cancelamento do pagamento das parcelas. Com isso o Ministério do Trabalho, além de suspender o pagamento, notificou os trabalhadores para procederem ao reembolso das parcelas pagas.
          O vice-presidente do Sindicato, Cláudio Gonçalves, explica que a entidade procurou a direção do Marfrig e foi informada de que houve a retificação junto ao Ministério do Trabalho. Mas o impasse continua porque os trabalhadores estão apreensivos. "Muitos não conseguiram emprego e dependem dos valores para saldar seus compromissos", ressalta Gonçalves. A informação passada ao Sindicato é de que a situação levaria cerca de um ano e meio para ser regularizada. "A pergunta que se faz é por que os trabalhadores tem que pagar a conta se o erro é da empresa?", indaga o vice-presidente. 
          O Sindicato enviou um e-mail ao Ministério do Trabalho solicitando orientações de como os trabalhadores devem proceder em relação ao fato. O problema em relação ao Seguro-Desemprego teria prejudicado cerca de 80 pessoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário