terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Ministério do Trabalho vai mediar encontro entre sindicatos para tratar sobre dissídio de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos

      A situação envolvendo o acordo coletivo de trabalho para o setor de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos permanece indefinida. O fato se arrasta há quase seis meses, já que a data-base da categoria é 1º de junho. O Ministério do Trabalho, atendendo uma solicitação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região (STIA), irá mediar uma reunião entre a representação dos trabalhadores e o sindicato patronal no dia 4 de dezembro, às 14h30min, na sede da Subdelegacia Regional do Trabalho em Bagé, na tentativa de fazer com que as partes cheguem a um acordo.
Cabral destaca que STIA segue aberto à negociação, mas não irá aceitar itens que causem retrocesso a conquistas dos trabalhadores
      O STIA/Bagé já realizou o ajuizamento de pedido de dissídio coletivo junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, em Porto Alegre. Entretanto, até agora não foi definida a data da audiência de conciliação entre as partes. Caso não haja acordo na audiência conciliatória, o pedido irá a julgamento. "Tentamos de todas as formas chegar a um acordo e continuamos abertos à negociação para que possamos chegar a um acordo que contemple o mínimo de interesse dos trabalhadores", reforça o presidente do STIA, Luiz Carlos Cabral. O líder sindical reforça que as mesmas categorias, em outras regiões do estado, já chegaram a acordos coletivos, inclusive com índices melhores, mas que em Bagé os empresários demonstram intransigência na hora de discutir as cláusulas, principalmente quanto à reposição salarial.
      Entre os principais problemas apontados pelo líder sindical está a disposição da classe patronal em criar o banco de horas e a desvinculação do piso normativo da categoria ao Piso Mínimo Regional de salários. "Não iremos fazer nada que possa causar retrocessos à categoria", enfatiza Cabral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário