domingo, 22 de janeiro de 2017

Sindicatos filiados à CNTA definem planejamento da Campanha Salarial 2017

 




      No último dia 19 ocorreu a primeira etapa da campanha salarial 2017 dos sindicatos gaúchos filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA). O seminário de planejamento ocorreu no auditório do Sindicato da Panificação de Porto Alegre.
    Durante o evento ocorreram debates sobre temas ligados aos trabalhadores , como a análise de conjuntura política, a cargo do presidente da Federação dos Empregrados no Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Fecosul), Guiomar Vidor. A análise da conjuntura econômica também foi analisada, com abordagem pelo supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística de Estudos Socioeconômicos (DIEESE - RS), Ricardo Franzoi. Houve ainda a participação do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Cláudio Antonio Gassou Barbosa, sobre a perspectiva na Justiça do Trabalho em caso de ajuizamento de dissídios coletivos. 
Análise
      O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região participou do encontro. Estiveram no seminário o vice-presidente Cláudio Gomes Gonçalves, além dos diretores Moisés Navarrina Gomes, Alceu Beroni de Oliveira e Eduardo Abs da Cruz Netto Costa.
      Gonçalves destaca que o momento do país é tenso para os trabalhadores. Com o impeachment da presidente Dilma Roussef houve uma ruptura constitucional sem precedentes, com um movimento articulado para enfraquecer os trabalhadores e os sindicatos.    
      "Um ponto comum nas explanações está relacionado com os projetos que estão tramitando no congresso que visam tirar direitos dos trabalhadores, como as proposta da Reforma da Previdência, Mudanças na Jornada de Trabalho, Terceirização e outros, que irão mexer com as conquistas históricas da classe trabalhadora", ressalta o vice-presidente do STIA/Bagé.
Lançamento
      Os representantes sindicais discutiram ainda os eixos da campanha salarial 2017, além de analisar o material para a campanha deste ano. O lançamento da Campanha Salarial será no dia 25 de março, em Bom Retiro do Sul por ocasião do Torneio Integração dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação, dos sindicatos filiados a CNTA. O Torneio Integração, que reúne diferentes modalidades - entre elas Futebol Sete, Futsal, Rústica, entre outros - será organizado em 2017 pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Estrela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário