quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

FIEICA-RS e sindicatos de trabalhadores nas indústrias de alimentação de 10 municípios lançam campanha salarial do setor em Hulha Negra


     Pela primeira vez a região de Bagé sediou o lançamento estadual da campanha salarial do setor da alimentação no Rio Grande do Sul. A programação de 2024 ocorreu em frente às dependências do Pampeano Alimentos, em Hulha Negra, contando com a participação de representantes da Federação Intermunicipal dos Empregados nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação (FIEICA-RS) e dos sindicatos de Bagé, Alegrete, Camaquã, Dom Pedrito, Estrela, Ijuí, Passo Fundo, Panificação (de Porto Alegre), Pelotas e São Gabriel. 

     O local foi o Pampeano por se tratar da maior indústria do setor de carnes da região sul, contando atualmente com cerca de 1.400 funcionários.  O ato ocorreu na tarde desta quinta-feira (22), durante o horário de entrada e saída de turnos da empresa, no período da tarde. Os sindicalistas distribuíram panfletos aos trabalhadores, abordando os principais eixos da campanha, a importância da mobilização e a expectativa pelo início das negociações pelo acordo coletivo com a Marfrig.

   








     A FIEICA-RS reúne 10 sindicatos que representam cerca de 25 mil trabalhadores do setor da alimentação do Rio Grande do Sul. "Este é um momento importante, de mobilizarmos os trabalhadores e deixarmos a mensagem de que a empresa deve valorizar seus funcionários e pensar em dividir os lucros com os responsáveis pela sua produção, que são os trabalhadores", afirmou o presidente da FIEICA-RS, Pedro Malmann.

      O secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA), Marcos Rosse, que também preside o Sindicato de Alegrete, destacou que a busca para a campanha deste ano é salário, saúde e segurança. "Somente com a participação dos trabalhadores é que atingiremos nossos objetivos", afirmou Rosse.






     Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região, Luiz Carlos Cabral Jorge, enfatizou a importância do lançamento ocorrer na região de abrangência do STIA/Bagé. Cabral reforçou a importância da atuação do Sindicato para resolver os problemas dos trabalhadores - como houve recentemente, após a terceirização dos refeitórios em Bagé e Hulha Negra. 

     "Já temos informação que a comida melhorou. Agora vamos para outro desafio, que é a mesa de negociações com a empresa. Vamos defender o trabalhador e buscar novas conquistas, dentro das propostas que foram aprovadas nas assembleias e esperamos que a negociação inicie o mais breve possível, já que a data-base dos trabalhadores do Marfrig é 1º de fevereiro", ressaltou.








Eixos da Campanha Salarial 2024 do setor da Alimentação:


1. Reajuste de 100% do INPC;  

2. Aumento Real de 5%;  

3. Piso normativo de R$ 2.000,00;  

4. Auxílio Escolar de 1 piso da categoria;  

5. Compensação ao pagamento dos meses de 31 dias;

6. Vale alimentação no valor de uma cesta básica do DIEESE;  

7. Homologação das Rescisões nos sindicatos;  

8. Licença de 36 horas por ano, para levar filho ao médico.








     

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário