segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Diretoria do STIA/Bagé é representada em encontro do Fórum Social do Trabalho

Evento em Porto Alegre marca dia de mobilização em defesa da CLT para 11 de novembro
No dia 18 de outubro em Porto Alegre, uma comitiva do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Bagé participou de um encontro do Fórum Sindical de Trabalhadores do Rio Grande do Sul. O objetivo foi organizar um ato em defesa da Consolidação das Leis do Trabalho  (CLT) e da organização sindical. Estiveram presentes o presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral, o vice-presidente Cláudio Gonçalves e o 2º secretário, Danilo Eduardo Lima.  A programação irá acontecer dia 11 de novembro, também em Porto Alegre, às 9h, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho.
Participantes debateram papel dos sindicatos na mobilização nacional


As lideranças estão preocupadas em combater as propostas de flexibilização e de retirada de direitos trabalhistas, além da possibilidade de enfraquecimento da organização dos trabalhadores. Entre as principais lutas dos sindicatos alem da manutenção e defesa da CLT, estão a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o fim do fator previdenciário, a valorização do salário-mínimo regional e o fortalecimento do Ministério do Trabalho.
Reunião tratou da organização do evento para novembro
 




Cabral enfatiza que a discussão ocorre em todo o país, onde as entidades organizadas de trabalhadores querem evitar mudanças na CLT que possam prejudicar direitos históricos. Uma das propostas no Congresso Nacional transforma a CLT em Código do Trabalho. “Entendemos que em vez de se preocupar em alterar ou acabar com a CLT deveriam regulamentarem vários artigos da Constituição Federal que há mais de 20 anos estão aguardando regulamentação, como foi o caso recente do aviso prévio proporcional ao tempo de serviço”, explica o presidente do STIA/Bagé.
Em Bagé os sindicatos irão realizar um encontro para organizar uma caravana em direção à capital dos gaúchos dia 11 de novembro. A reunião deve ocorrer na próxima semana agregando as entidades ligadas aos trabalhadores que desejam participar do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário