terça-feira, 8 de maio de 2012

STIA e Escolinha realizam parceria para lançar projeto “Futsal – Uma Ferramenta de Inclusão”


Em uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Bagé e Região (STIA) junto com a Escolinha Bira Futsal foi lançado na última semana o projeto “Futsal – Uma Ferramenta de Integração”.  A idéia consiste em proporcionar às terças e quintas-feiras, nos turnos manhã e tarde, o atendimento a 117 jovens entre nove e 15 anos de forma gratuita. O público alvo são dependentes de associados do STIA e moradores da zona leste de Bagé. “Mesmo assim temos crianças de outras regiões da cidade. O projeto é abrangente, não excluímos os jovens, sejam eles de que bairro for”, destaca o presidente do Sindicato, Luiz Carlos Cabral.
O projeto era almejado pelo Sindicato há alguns anos. Como o professor Bira Alves já desenvolvia um trabalho na área do Futsal no ginásio do STIA, decidiram elaborar a iniciativa. No primeiro momento a proposta era atender apenas a dependentes de associados. Entretanto, com a notícia do projeto chegando aos ouvidos dos jovens foi necessário ampliá-lo. “A cada dia os pais procuram mais, a procura é intensa”, relata o professor Bira. O trabalho conta ainda com o apoio de um estagiário do curso de Educação Física da URCAMP.
Meta de Bira e Cabral é ampliar serviços contando com o apoio de empresas locais

A garotada recebe conhecimentos teóricos e práticos sobre futsal, além de orientações sobre formação cidadã. As atividades acontecem no turno inverso ao da escola. E as noções de disciplina não ficam de fora. “ Os pais, crianças e adolescentes são advertidos que, em caso de três faltas consecutivas, os jovens cedem sua vaga a outro jovem, já que a fila de espera é grande”, ressalta Bira.
O “Futsal – Uma Ferramenta de Inclusão” já conta com o apoio da Cerealista Coradini. Para a expansão do projeto, entretanto, será necessário muito mais. “Pretendemos, com o apoio do empresariado, oferecer mais serviços, como curso básico de informática, o reforço escolar, que é nossa prioridade, bem como oferecer transporte às crianças carentes e um lanche com acompanhamento nutricional”, ressalta Cabral. Para o presidente, o projeto faz parte da missão social do Sindicato de não apenas defender os trabalhadores mas oferecer à comunidade mais carente a oportunidade de formação da cidadania. “Temos uma estrutura a oferecer. Precisamos é do apoio de outras empresas para auxiliar na manutenção e ampliação deste projeto”, salienta.
Bira pondera que a educação e o esporte são ferramentas para a construção de uma sociedade melhor. “Queremos o apoio de mais empresas para fortalecermos essa iniciativa e ampliarmos o atendimento, proporcionando a inclusão desses jovens junto à comunidade”, frisa o professor responsável pelo projeto.
Informações podem ser obtidas com o professor Bira Alves no ginásio do STIA, às terças e quintas-feiras, na Avenida São Judas Tadeu, 853, ou pelo telefone3241-0272.
Projeto já atende a 117 crianças, abrangendo técnicas de futsal e formação cidadã




Nenhum comentário:

Postar um comentário