segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

STIA busca solução para trabalhadores notificados para devolver parcelas do Seguro Desemprego



Diretoria contata Ouvidoria do Ministério do Trabalho e não descarta medida judicial para evitar prejuízo à categoria

Presidente ressalta preocupação da diretoria
 com desfecho da situação

          A situação envolvendo cerca de 80 trabalhadores demitidos do Frigorífico Marfrig em Bagé, que foram notificados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para devolverem as parcelas já recebidas do seguro-desemprego ainda não foi resolvida. A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da alimentação de Bagé está atento ao desdobramento dos fatos. Recentemente houve um contato junto à Ouvidoria do MTE sobre a situação. O órgão informou que o assunto foi encaminhado para análise da Coordenação do Seguro Desemprego do Ministério, solicitando aguardo do sindicato em relação à situação.
O cancelamento do benefício de pagamento do Seguro-Desemprego teria ocorrido devido a uma falha de informação da empresa ao MTE. A origem do problema seria a inversão de datas na Guia de Recolhimento Rescisório do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (GRRF), o que motivou o cancelamento do pagamento das parcelas. O Ministério não apenas suspendeu o pagamento como notificou os trabalhadores a reembolsar o governo pelas parcelas já pagas.
          O presidente do Sindicato, Luiz Carlos Cabral, ressalta que a entidade irá aguardar mais alguns dias para saber o que será feito pelo MTE. O Marfrig já teria informado ao Ministério a retificação dos dados. “Caso não tenhamos uma resposta positiva o sindicato irá tomar as medidas judiciais cabíveis para que esses trabalhadores não sejam prejudicados, já que é evidente que eles não tem culpa neste fato”, pondera Cabral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário