terça-feira, 4 de outubro de 2016

Emissão da carteira de trabalho será feita sem agendamento prévio

O sistema de agendamento para emissão da Carteira de Trabalho está suspenso durante 30 dias 

      A demora para a emissão de carteiras de trabalho levou o governo federal a suspender o modelo de agendamento eletrônico para atender à demanda emergencial em todo o país. A partir de amanhã, em todas as agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine), o trabalhador será atendido imediatamente na unidade, sem precisar de agendamento prévio pela internet. Ontem, os postos próprios do Ministério do Trabalho já estavam autorizados a receber a demanda sem marcação, e a central telefônica 158 informava que o Sine também faria esse atendimento.
      O ministério esclareceu, porém, que, para os postos do Sine, a norma só entrará em vigor neste dia 5, e que os parceiros estaduais ainda estavam sendo avisados sobre a mudança.

      O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, deu um prazo de 30 dias para que a Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE), responsável pelo sistema Sine, apresente uma solução para as falhas do sistema digital de emissão de carteiras de trabalho. O governo federal liberou 1,5 milhão de documentos, que estão sendo distribuídos pela Força Aérea Brasileira (FAB), em todo o país.

Documento pode ser na hora
      O Ministério do Trabalho informou que a ideia é que o interessado saia com documento nas mãos logo após o primeiro atendimento. Hoje, a espera é de 15 dias úteis após o preenchimento do cadastro. Mas o próprio governo federal reconhece que o processo não será possível em todos os postos, por limitações na capacidade de emissão.




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