sábado, 24 de novembro de 2018

Trabalhadores do Marfrig Bagé aprovam pauta da campanha salarial 2018/2019 em assembleia









      No final da tarde deste sábado (24), trabalhdores do Marfrig/Bagé participaram da assembleia para debater a pauta de reivindicações da campanha salarial 2018/2019 da categoria. O local foi o ginásio do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região. Após a discussão dos itens, a pauta foi aprovada por unanimidade pelos trabalhadores. A data-base da categoria é 1º de fevereiro. 
      Entre as principais cláusulas para o acordo coletivo de trabalho com o Marfrig estão o pedido de reajuste salarial (reposição da inflação, mais 3% de aumento real), um piso salarial no valor de R$ 1.500,00, além de 38 novas cláusulas e a manutenção das demais cláusulas já existentes. 
      O presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral, e o vice-presidente, Cláudio Gomes Gonçalves, explicaram aos trabalhadores os principais pontos de discussão da pauta. Cabral reforça que a cada ano surgem novas dificuldades na mesa de negociações, tendo em vista que a empresa sempre apresenta justificativas para não conceder um reajuste salarial maior. "Por isso é fundamental a presença dos trabalhadores nas assembleias que realizamos, ainda mais que as forças políticas eleitas estão voltadas para atender aos interesses da classe patronal e visam ao desmonte do sistema sindical", alerta o presidente.
      Os dirigentes sindicais destacaram os riscos para a manutenção do emprego com a vigência da reforma trabalhista, colocando em risco conquistas garantidas nos acordos anteriores. "Tudo o que a empresa paga é porque está no acordo coletivo e muita gente não se dá conta que isso não é bondade, é fruto de muita luta do Sindicato", pondera Cabral. Entre as prioridades para o acordo, além do reajuste salarial e da elevação do piso da categoria, estão o pagamento de quinquênio e o aumento do valor do cartão-refeição. 
      Depois de realizadas as assembleias com trabalhadores do Marfrig em Hulha Negra e Bagé, agora o Sindicato irá encaminhar um ofício à empresa solicitando a primeira rodada de negociações, que deve acontecer no início de 2019. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário