quarta-feira, 10 de abril de 2019

Marfrig e sindicatos não chegam a acordo em segundo encontro

Nova rodada de negociações acontece dia 23 de abril em Bagé

      A segunda reunião de negociação entre representantes dos sindicatos de trabalhadores nas indústrias de alimentação de Bagé e São Gabriel, além do coordenador da Sala de Apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Alimentação e Afins (CNTA) – Sul, Darci Rocha, com representantes do Marfrig Group não resultou em acordo. O encontro ocorreu no Sindicato de São Gabriel. Embora as partes não tenham chegado ao consenso, houve alguns avanços. Uma nova reunião está marcada para o dia 23 de abril em Bagé, na sede social do STIA.
      Os sindicatos pedem a reposição da inflação do período (entre fevereiro de 2018 a janeiro de 2019) com aumento real, mais um Piso Salarial no valor de R$ 1.500,00, além da manutenção das demais cláusulas do acordo anterior. Tanto o Marfrig quanto os sindicatos entregaram propostas para a outra parte avaliar. 
      O presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral, destaca que a situação para a indústria da carne apresenta evolução. Com isso é possível buscar uma melhora na condição salarial do trabalhador. “A produção está cada vez maior, os trabalhadores estão a pleno nas fábricas, agora é o momento de valorização, já que estão há 14 meses sem reajuste (a data-base da categoria é 1º de fevereiro)”, ressalta Cabral. O Brasil registrou o segundo maior volume de carne exportada na história do país neste primeiro trimestre de 2019. A venda do produto fez circular mais de R$ 4 bilhões na economia nacional, valor recorde devido ao aumento de preço do boi gordo, com maior índice de valorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário