sábado, 4 de abril de 2020

Após pedido do STIA/Bagé à Justiça do Trabalho, Pampeano encaminha relatório com atendimento a medidas de proteção aos trabalhadores


      A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região recebeu um relatório do Pampeano Alimentos, em Hulha Negra, destacando as principais alterações realizadas na planta frigorífica em virturde do Covid-19 (novo Coronavírus). Uma boa parte das modificações ocorreu após o Sindicato ajuizar uma ação na Vara do Trabalho em Bagé em atentado contra a saúde pública, visando à proteção da segurança dos trabalhadores durante a pandemia.
      Em audiência realizada no dia 25 de março por teleconferência, com a participação do Sindicato, Ministério Público do Trabalho e da empresa, a juíza Marcele Antoniazzi após analisar a manifestação do sindicato, solicitou uma série de providências a serem tomadas visando garantir condições de atendimento às normas sanitárias estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde para segurança da atuação dos trabalhadores no frigorífico.
Inclusive solicitando às vigilâncias sanitárias dos dois municípios o acompanhamento das condições de trabalho nos setores das industrias.  
      Na última semana o Pampeano encaminhou ao Sindicato um relatório escrito, com fotos, comprovando as principais modificações, além das medidas que já haviam sido adotadas anteriormente. As alterações precisam, também, ser encaminhadas à Justiça do Trabalho.        
Entre as medidas estão:
- Colocação de ponto com pia e dispositivo com sabão líquido para que os caminhoneiros terceirizados possam lavar as mãos, mantendo a prevenção e evitando contaminação e propagação do vírus.
- Funcionários de empresas terceirizadas que, após a triagem na portaria, apresentem algum sintoma, são encaminhados ao ambulatório onde passam por nova avaliação para saber se vão poder ter acesso a empresa ou não, a partir dos sintomas presentes.
- O mesmo está acontecendo com os colaboradores da empresa, todos que estão apresentando quaisquer sintomas relacionados, estão sendo encaminhados para avaliação no ambulatório e, se indicado, permanecem afastados do seus setores para passar por consulta com a médica do trabalho.
- O laboratório da unidade produziu a diluição de Ácido Peracético com o objetivo de realizar a sanitização em telefones, teclados, mesas etc..
- Foram realizados processos de sanitização (desinfecção) nas áreas interna e externa, portaria, incluindo os corredores de acesso entre os setores.
- Houve a ampliação entre o refeitório e área de lazer, com o objetivo de ampliar as áreas com o maior acúmulo de colaboradores, desta forma é realizado o espaçamento entre as mesas e atendendo o distanciamento mínimo. Foi instalada uma tenda para ser provisoriamente a área de lazer dos colaboradores, estando em local ventilado, garantindo o distanciamento dos colaboradores, prevenindo a contaminação.
- Com o objetivo de reduzir a proximidade entre os colaboradores, foi adotada a medida de diminuir o efetivo durante o transporte, limitando no máximo 22 passageiros por viagem e padronizando um passageiro a cada dois bancos.
Está sendo realizada a triagem dos trabalhadores, os quais são monitorados para acesso a unidade,com a verificação da temperatura (ponto de corte 37.8⁰) no momento em que ele saem do ônibus, com o objetivo de realizar a remoção imediata dos casos suspeitos.
- Foram retiradas as cortinas dos ônibus, com o objetivo de reduzir a contaminação dos colaboradores com o tecido das cortinas. Assim como a troca e Sanitização de todas as capas dos bancos. Estas ações são preventivas e tem como foco eliminar pontos de contaminação entre os trabalhadores. Também ocorreu a abertura da escotilhas dos ônibus, para realizar a troca do ar atmosférico e desta forma minimizar uma possível contaminação.Todos os veículos de transporte também passam por processo de higienização.
- Foram instaladas pias no acesso ao refeitório, com sabão e álcool gel, com o objetivo de higienizar as mãos dos colaboradores antes das refeições. Além da demarcação nos corredores do refeitório e áreas externas, realizando assim o espaçamento entre os colaboradores e evitando o contágio.
- Foram realizadas demarcações em áreas como refeitório, vestiários, relógio ponto e no acesso à planta frigorífica, num distanciamento de um metro. No acesso à entrada do frigorífico foi realizada pintura do piso para obediência à distância. 
- Foi realizado no setor da rotulagem o prolongamento da esteira a fim de aumentar o espaçamento entre os trabalhadores, além da confecção de uma barreira de acrílico para evitar o contato entre os mesmos. No setor da fábrica de latas a confecção de uma barreira de acrílico, a fim de evitar o contato entre os colaboradores.
- Os trabalhadores  que foram identificados com os grupos de risco em relação a exposição do vírus foram liberados entre sete e 14 dias dependendo da situação, em atendimento a medida provisória do governo federal de nº 927 de março de 2020. A Empresa possui médico na unidade que atende todos os dias, monitorando os colaboradores, aqueles que apresentem sintomas de resfriados são liberados e monitorados. A empresa informou ainda manter contato constante com as secretarias de Saúde de Bagé e Hulha Negra.

"Queremos aqui parabenizar a direção do Pampeano por ter tomado as medidas estabelecidas na audiência. E reforçar a importância do Sindicato, que entrou com a ação para pedir à Justiça que pudesse intermediar uma solução para, ao menos, garantir maior tranquilidade ao trabalhador e sua família" ressalta o presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral.
O líder sindical destaca que a empresa, através de seus diretores e técnicos, tem se colocado à disposição do Sindicato para discutir e acatar alguma ideia ou sugestão para melhorar ou amenizar a situação da pandemia que vivemos no momento. 
Marfrig/Bagé
O Sindicato aguarda que o Marfrig/Bagé também realize o encaminhamento de soluções após a audiência por teleconferência. “Não recebemos ainda nenhuma informação, nenhum documento, de que o frigorífico em Bagé atendeu aos pedidos realizados pelo Sindicato na audiência. Esperamos que o Marfrig realize os procedimentos em relação a normas sanitárias, de proteção ao trabalhador  em relação ao distanciamento e redução de contingente das equipes de trabalho", pondera Cabral.
Agradecimento
O Sindicato também destaca a boa vontade, interesse e solidariedade dos vereadores de Hulha Negra, Marcus Leitzke e Jorge Antônio (Coruja, que é suplente), e de Bagé, Ronaldo Hoesel. “Independente de questões político-partidárias, mas os vereadores se solidarizaram com a situação dos trabalhadores do Pampeano e do Marfrig/Bagé por se tratar de um serviço essencial”, reforça Cabral. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário