quarta-feira, 24 de junho de 2020

STIA/Bagé completa 86 anos de atuação na comunidade regional



    Neste dia 24 de junho o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região completa 80 anos de história. A entidade surgiu em meio a um período ditatorial do país, a primeira “Era Vargas”, que durou de 1930 a 1945. Houve ainda a ditadura militar entre 1964 e 1985, quando os sindicatos em todo o país sofreram com as restrições impostas pelo regime de governo. Apesar de tudo isso, os homens e mulheres responsáveis pelo alicerce do STIA em Bagé não desistiram. E o resultado hoje está diante dos olhos dos trabalhadores.
    O Sindicato surgiu de uma fusão com o  Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados de Bagé. A fusão foi um modo de fortalecer a classe trabalhadora à época, porque ambos os sindicatos representavam trabalhadores de indústrias no ramo de alimentos - padarias, engenhos de arroz, lacticínios, frigoríficos, fumo, bebidas, embutidos, congelados (fábrica de picolés e sorvetes) e fábrica de café.  
    O Sindicato começou de forma modesta, com apenas uma sala na Vila Industrial – onde estava localizada a planta do ex-frigorífico Cicade. Com o crescimento da entidade, alugou-se uma casa na Avenida Barão do Triunfo nº 1156, quando foi instalada a nova sede social. Pouco tempo depois surgiu a oportunidade de aquisição de um prédio próprio, na Rua Melanié Granier 157. Uma das principais realizações foi a construção do salão para a realização das assembleias, palestras, conferências, além da utilização para eventos de interesse dos próprios associados.
A estrutura atual
    Em 2013 o Sindicato reativou sua subsede no município de Hulha Negra, visando proporcionar aos trabalhadores daquele município a assistência oferecida na sede social de Bagé, com a vantagem de evitar o deslocamento dos associados e seus dependentes. Em 2019 houve a inauguração do prédio próprio, na Avenida Laudelino da Costa Medeiros, 1279. 
    Da mesma forma, a sede social passa por melhorias constantes, com intuito de oferecer aos associados melhorias na estrutura de assistência médica, odontológica, além de convênios com diferentes empresas e um local onde o trabalhador pode se sentir em casa com aquilo que é oferecido pela entidade. 
     “Na sede social, investimos em melhorias na fachada e na reforma do piso do salão. Acreditamos que esse é o melhor presente que o associado pode receber: um sindicato bem equipado, para proporcionar conforto e prestar os melhores serviços aos associados”, ressalta o presidente Luiz Carlos Cabral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário