segunda-feira, 7 de agosto de 2023

87% das categorias de trabalhadores no Rio Grande do Sul tiveram reajuste salarial acima da inflação em 2023




 Na esteira da desaceleração da inflação, a recomposição salarial segue apresentando dados positivos no Rio Grande do Sul neste ano. No primeiro semestre, 87,5% das categorias com seis negociações ou mais pesquisadas no boletim Salariômetro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), registraram reajuste acima da inflação no Estado. O Salariômetro usa dados coletados na página Mediador, do governo federal.

Por inflação, o levantamento tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), usado como base nas negociações. Retração no volume do índice ante 2022 é o principal ponto que explica o cenário, segundo especialistas.

O Rio Grande do Sul anotou 1.313 negociações em 36 categorias no acumulado de janeiro a junho de 2023. O novo modelo de divulgação do Salariômetro detalha só as atividades com pelo menos seis negociações no período para evitar distorções em algum acordo específico.

No primeiro semestre, apenas 16 categorias – que representam 96% do total de negociações – entraram nesse grupo com seis ou mais convenções. Quatorze delas anotaram reajuste acima da inflação e duas atingiram o mesmo patamar. Ou seja, todas tiveram avanço no mesmo volume ou acima da inflação.

No ano passado, o cenário era diferente, com apenas 26,08% das atividades conseguindo reajuste acima do INPC no primeiro semestre no Estado, segundo dados do levantamento da Fipe.


* Com base em informações do site Gaúcha ZH

Nenhum comentário:

Postar um comentário