terça-feira, 12 de setembro de 2023

Presidente do STIA/Bagé vai a Brasília com vice-presidente da FIEICA RS tratar sobre mudanças que podem prejudicar trabalhadores da alimentação




     O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região, Luiz Carlos Cabral Jorge, participa de uma intensa agenda em Brasília nesta semana. Representando a Federação Intermunicipal dos Empregados nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação do Rio Grande do Sul (FIEICA RS), junto com o vice-presidente da Federação e presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Alegrete, Marcos Rosse, Cabral terá um encontro com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

     A pauta envolve itens da Reforma Trabalhista e a manutenção da Norma Regulamentadora 36 (NR 36), que trata sobre as normas de saúde e segurança para os trabalhadores de frigoríficos. O tema gera debate porque as empresas multinacionais do setor de carnes, com apoio de deputados e senadores ligados à classe patronal, querem alterar dispositivos da NR-36. Na visão dos sindicatos, isso seria um retrocesso e uma agressão às normas que estabelecem as condições de trabalho no ambiente das plantas frigoríficas.

     Outra preocupação das lideranças sindicais é uma proposta que está tramitando no Congresso Nacional e que visa acabar com o adicional de insalubridade. Federações e sindicatos estão mobilizados para evitar o avanço da iniciativa. Cabral e Rosse também irão cumprir agenda de visitas a gabinetes de parlamentares buscando apoio para evitar o avanço do projeto em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário