domingo, 23 de junho de 2024

STIA/Bagé completa 90 anos de luta em defesa do trabalhador e ampliando sua estrutura

 











   Neste dia 24 de junho o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região completa nove décadas de atuação ininterrupta em defesa da categoria. São 90 anos que simbolizam resistência, negociação, persistência e luta para melhores condições de vida dos trabalhadores, dentro e fora das empresas.

   "Nesta trajetória, o sindicato testemunhou duas ditaduras (o Estado Novo, entre 1930 e 1945, e o Regime Militar, entre 1964 e 1985). Os dirigentes, ao longo de todo esse tempo, precisaram enfrentar a censura dos governos, as reformas que tentaram retirar direitos dos trabalhadores e até a tentativa de acabar com os sindicatos. E o trabalho seguiu adiante", destaca o presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral Jorge.

   O sindicato de Bagé é um dos mais antigos ainda em atividade no Rio Grande do Sul. A fundação ocorreu em 24 de junho de 1934, mas alguns anos depois ocorreu a fusão com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados de Bagé, pois ambos representavam trabalhadores de indústrias no ramo de alimentos ou seja: padarias, engenhos de arroz, laticínios, frigoríficos, fumo, bebidas, embutidos, congelados (fábrica de picolés e sorvetes) e fábrica de café.

As sedes e subsedes
   
   O Sindicato começou com apenas uma sala na Vila Industrial – onde estava localizada a planta do ex-frigorífico Cicade. Com o crescimento da entidade, alugou-se uma casa na Avenida Barão do Triunfo nº 1156. Com o passar do tempo foi possível comprar o imóvel para a sede própria, onde o STIA/Bagé está até hoje, na Rua Melanie Granier 157. Inaugurado em 1980, o local conta com consultório médico e odontológico, recepção, sala para atendimento aos trabalhadores e um salão de atos.

   Houve também a preocupação em atender bem os trabalhadores de Hulha Negra. O Sindicato teve uma subsede no município por alguns anos, desativou o local, mas retornou em 2013 em um espaço alugado. A diretoria comprou um terreno e, em 2019, inaugurou o local para atendimento aos trabalhadores hulhanegrenses, em especial os que atuam no Pampeano Alimentos, evitando os deslocamentos para Bagé. Além disso, há atendimento médico duas vezes por semana no local.

O ginásio e o Show de Prêmios

   Em 1991, o Sindicato adquiriu um terreno na Avenida São Judas Tadeu nº 853 e deu início à construção de um ginásio poliesportivo. A inauguração ocorreu em 1997, mas não apenas como um local para a prática desportiva. A estrutura conta com salão de eventos no andar térreo e superior, churrasqueiras. O local leva o nome do ex-presidente Delmar Fagundes Dias, o popular “Zicão”.

   O Sindicato realizou muitos eventos ao longo dos anos. Entretanto, valorizar os associados que mantêm a contribuição em dia levou à ideia da criação do Show de Prêmios. A atração, realizada ainda durante a pandemia da Covid-19, em 2021, é um sorteio de brindes, onde todos os trabalhadores que estão em dia com a Tesouraria do sindicato concorrem a diversos prêmios. Mais de 2 mil trabalhadores participam do sorteio, que é realizado na sede social do Sindicato, em Bagé, e conta com transmissão pelas redes sociais.


Fotos: Arquivo STIA/Bagé

Nenhum comentário:

Postar um comentário