quinta-feira, 16 de outubro de 2025

STIA/Bagé define datas para assembleias da campanha salarial para trabalhadores da Minerva Foods e Pampeano Alimentos

 




   Em reunião de Diretoria, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região definiu as datas das assembleias visando ao acordo coletivo de trabalho 2026/2027 para trabalhadores do Minerva Foods em Bagé e com o Pampeano Alimentos, em Hulha Negra. 

   A primeira assembleia será realizada no dia 22 de novembro (sábado), com primeira chamada a partir das 18h e segunda chamada às 19h na subsede do Sindicato em Hulha Negra, na Avenida Laudelino da Costa Medeiros, 1279, para trabalhadores do Pampeano.

   A segunda assembleia acontecerá no dia 29 de novembro, também às 18h em primeira chamada e às 19h em segunda chamada, no ginásio do Sindicato, na Avenida São Judas Tadeu, 853, em Bagé, destinada aos trabalhadores da Minerva Foods. Em ambas as assembleias haverá sorteio de brindes. 

   A principal pauta nos encontros é a deliberação dos trabalhadores a respeito dos itens que precisam constar na pauta de negociações com as empresas, visando ao Acordo Coletivo. Entre elas estão o reajuste salarial, aumento real o piso da categoria, o vale-alimentação, transporte gratuito, entre outros. Além da concessão para o Sindicato negociar demais cláusulas do interesse dos trabalhadores.

   O presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral Jorge, reforça a importância da presença dos trabalhadores para a discussão dos temas de interesse da categoria, tanto em Bagé quanto em Hulha Negra.

   "Convocamos todos os trabalhadores da Minerva e do Pampeano para que se façam presentes nas assembleias. Primeiro, para debatermos o pedido de reajuste salarial e as cláusulas que irão para a mesa de negociação. E para que situações de interesse coletivo que estejam prejudicando o trabalhador dentro da empresa possam ser levadas ao conhecimento da Diretoria para buscarmos soluções", enfatiza. 

   "Nós somos os porta-vozes do trabalhador e precisamos saber o que está acontecendo de errado no ambiente de trabalho para levar essas demandas ao conhecimento da empresa”, afirma o líder sindical. 

sábado, 11 de outubro de 2025

STIA/Bagé quer laudo da Minerva Foods para retorno dos funcionários na planta frigorífica da empresa em Bagé

 




   Depois do vazamento de amônia ocorrido nesta sexta-feira (10) em instalações da Minerva Foods em Bagé, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação vai exigir providências da empresa para garantir o retorno dos trabalhadores ao ambiente laboral.

   Embora em nota a empresa tenha confirmado o fato e anunciado que não houve feridos e faria a limpeza do local e uma avaliação, o Sindicato considera a necessidade de uma apuração mais efetiva. Embora a empresa tenha cessado as atividades na sexta-feira, o Sindicato não tem conhecimento de que tenha retorno ao trabalho na segunda-feira (13). Mas, se tiver, a responsabilidade toda é da empresa.

   "Estamos aguardando que a empresa apresente um laudo técnico, dizendo que não há nenhuma inconsistência nas redes de tubulação que ofereça qualquer risco da repetição do caso em qualquer outra tubulação", ressalta o coordenador do Departamento Jurídico do Sindicato, Álvaro Meira.

   Caso a empresa não apresente o laudo técnico na próxima semana, o Sindicato pretende que a empresa faça a demonstração de que um perito vistoriou as condições ambientais e todas estão adequadas dentro da planta frigorífica para que a situação não se repita.

   "Nossa preocupação é garantir que os empregados voltem ao seu local de trabalho com toda a segurança possível", frisa o presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral Jorge.