quinta-feira, 29 de setembro de 2011

STIA fecha acordo coletivo para setor de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos

Após mais de quatro meses de negociações, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Bagé (STIA) firmou o Acordo Coletivo com o sindicato patronal a respeito do setor de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos. Entre os principais itens estão um reajuste salarial de 8.44%, o que representa 2% de aumento real, piso salarial de R$ 660,00, auxilio escolar no valor de 45% do piso salarial, o fim do Banco de Horas, além da manutenção das demais cláusulas do acordo anterior. O acerto é retroativo a 1º de junho, data-base da categoria.
O presidente do Sindicato, Luiz Carlos Cabral, avalia como positivo o desfecho das negociações, embora lamente a falta de sensibilidade dos empresários para fechar o Acordo Coletivo anteriormente. “Conseguimos manter um índice semelhante ao que vem sendo realizado em outras categorias no estado, mas cremos que tudo poderia ter sido resolvido antes se houvesse boa vontade da classe empresarial”, afirma o líder sindical.
Cabral considera como um dos principais pontos do novo Acordo a extinção do Banco de Horas. Havia anos o Sindicato buscava a inclusão do item, mas as empresas alegavam dificuldades para cumprir a cláusula. “Entendemos que o Banco de Horas prejudicava os trabalhadores. Conseguimos agora incluir a extinção e, como o acordo é retroativo, caso algum trabalhador tenha saldo de horas elas devem ser pagas e não mais compensadas em folga”, explica o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário