terça-feira, 11 de junho de 2013

CNTA E sindicatos da Alimentação cobram explicações do Marfrig em audiência pública


FINANCIAMENTOS PÚBLICO PARA FECHAMENTO DE FÁBRICAS PRECISAM SER EXPLICADOS!




Em audiência pública ocorrida no dia de ontem no plenarinho da Assembléia Legislativa Gaúcha, sob a coordenação do Deputado Estadual Catarina Paladini do PSB, a Comissão de Agricultura da Câmara debateu a questão envolvendo o fechamento de várias unidades produtivas da empresa Marfrig no estado do Rio Grande do Sul.





Presentes várias lideranças sindicais do ramo da alimentação de Alegrete, Bagé, Caxias, Estrela, Pelotas, Alimentação Porto Alegre, Panificação Porto Alegre, São Gabriel, Pelotas, além do coordenador político da sala de apoio da CNTA - Darci Pires da Rocha e do Presidente da CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, Artur Bueno de Camargo e de autoridades municipais.




Durante a audiência, o Deputado Paladini apresentou números de incentivos e financiamentos públicos bastante expressivos ao grupo Marfrig, que por si só, justificam toda a busca por explicações dos governos federais e estadual do por que das dificuldades alegadas pela empresa para fechar unidades produtivas e demitir centenas de trabalhadores, sem demonstrar o mínimo de respeito social, já que nem autoridades municipais ou sindicais locais foram procuradas para negociar as demissões em massa.

Artur Bueno de Camargo criticou duramente a falta de respeito do setor empresarial com as entidades sindicais, que causam caos social, para atender seus interesses particulares, e só chamam o sindicatos para intermediar um acordo para remediar o mal que eles mesmos causaram sem qualquer aviso a ninguém.
-O governo Federal tem apoiado uma política perversa contra os trabalhadores, no momento que usa do dinheiro público para fechar postos de trabalho! disse Artur e afirmou - O BNDES deveria repensar o "S" da sua sigla, pois ela se denomina como "Social" mas de social não tem nada!

Darci Rocha achou muito "estranhou" o fato da Secretaria da Agricultura, em especial, não ter comparecido a audiência pública para dar explicações do por que consentir que a Marfrig usufrua de um incentivo fiscal destinado a geração de emprego e renda.
-Precisamos denunciar a sociedade o que está acontecendo, pois é muito estranho a ausência dos entes públicos do estado, mas especialmente da secretaria da agricultura do estado, nesta audiência pública, para falar sobre a questão Marfrig, já que o programa AGREGAR Carnes está sendo usado para demitir trabalhadores. Disse Darci.




Ainda durante a audiência, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Caxias do Sul informou que foi comunicada da venda das unidades da SEARA adquirida pela Marfrig, para a JBS Freeboi, o que foi confirmado mais tarde pelos noticiários nacionais.
O fato da venda, no entanto, foi lembrado na audiência como mais um desrespeito, uma vez que a SEARA foi adquirida pela Marfrig com um compromisso perante o CADE, de permanecer por, no mínimo, 4 anos, mantendo as unidades produtivas e sem demitir trabalhadores.





Após o término da audiência, as lideranças sindicais reunidas na sala de apoio para uma avaliação do movimento, foram comunicadas que serão recebidas pela Secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul no dia 12 de junho, às 11:00 hs, para uma reunião com o Secretário Luiz Fernando Mainardi.
Por: Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário