sexta-feira, 7 de junho de 2013

STIA/Bagé participa de audiência pública sobre Marfrig em Porto Alegre

foto: Zilmar Gazzo

         Representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé irão participar no dia 10 de junho, em Porto Alegre, de uma audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa. O encontro irá debater o financiamento público do Grupo Marfrig, a demissão de trabalhadores em massa e o fechamento de algumas unidades da empresa aqui no Estado. O evento acontece a partir das 9h, no Plenário da Assembléia Legislativa. A proposição é do deputado Catarina Paladini (PSB), atendendo solicitação dos sindicatos que possuem unidades do Marfrig em seus municípios (caso de Bagé) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA).
         O presidente do Sindicato, Luiz Carlos Cabral, destaca que cerca de 15 pessoas, entre diretores e trabalhadores, devem estar presentes à audiência pública. Para Cabral, o contexto é preocupante, já que problemas vem ocorrendo, como o acúmulo de funções. “Recebemos no sindicato trabalhadores com problemas de saúde agravados pelo excesso de produção, pois diminuem o número de empregados mas  não as atividades dos que ficam atuando, especialmente na sala de abate", frisa o líder sindical.
         Cabral critica a atitude do Marfrig pelo fato de as empresas frigoríficas recebem incentivos fiscais dos governos estadual (por intermédio do Agregar/RS) e Federal (recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Outro item é a diminuição de 32% na tarifa de energia elétrica para as indústrias) para aumentar as contratações de funcionários. “Por mais que os governos dêem esses incentivos para os frigoríficos contratarem, eles não apenas demitem os trabalhadores como ainda fecham as unidades de abate", reclama o presidente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário