sábado, 15 de junho de 2013

Sindicatos têm encontro para debater Acordo Coletivo de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos




fotos: Zilmar Gazzo

No último dia 12 ocorreu a primeira reunião de negociação da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região (STIA) com  a  do Sindicato das Indústrias de Alimentação. O objetivo foi discutir o Acordo Coletivo para trabalhadores dos setores de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos.
Na oportunidade, as lideranças debateram as propostas retiradas pelos trabalhadores em assembléia. A categoria pede reajuste salarial na faixa de 13% (referente à reposição da inflação, crescimento do setor e diferença não atendida em 2012), piso único de R$ 1 mil, redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, auxílio escolar no valor de um piso da categoria e indenização de cinco dias por ano (para compensar os meses com 31 dias), entre outros itens. .
Os representantes das empresas alegaram aumento de custos de produção, argumentando que não seria possível atender às reivindicações da categoria. O sindicato patronal oferece reajuste de 6,95% (reposição da inflação), a desvinculação do piso da categoria do Piso Mínimo Regional, além da renegociação sobre o adicional de faca e da exclusão da cláusula sobre o Premio Assiduidade.
O vice-presidente do STIA/Bagé, Cláudio Gonçalves, destaca que a proposta apresentada pela classe patronal ficou muito distante da apresentada pelos trabalhadores. Gonçalves analisa que o capital e o trabalho não vivem um sem o outro, mas que a classe patronal tem que ser consciente e valorizar o trabalho de seus funcionários.
O vice-presidente salienta que não estranhou a baixa proposta patronal, até mesmo por ser uma primeira rodada de negociação, mas espera que nos próximos encontros possamos avançar nas propostas e desta maneira tabular o acordo que atenda aos interesses de ambos os lados.
Uma nova reunião está agendada para o dia 26 de junho. Até a data, a diretoria do STIA/Bagé irá elaborar uma nova contraproposta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário