quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Sindicato fecha Acordo Coletivo do setor de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos

Depois de várias rodadas de negociação, sindicatos fecharam acordo

        Uma das maiores batalhas do Sindicato este ano foi para fechar o Acordo Coletivo do setor de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos com o sindicato patronal. Foram quase 10 reuniões de negociação, com avanços e retrocessos – especialmente dos empresários, que “batiam pé” e não aceitavam ceder em alguns pontos. A cada encontro havia uma pequena evolução, mas não o suficiente para as partes firmarem um acerto.
        No dia 10 de setembro, os sindicatos chegaram a um entendimento para fechar o acordo. O índice de reajuste ficou em 8,65%, retroativo a junho. Já o piso da categoria ficou estabelecido em R$ 835,00, também retroativo a 1º de junho. "Também ficou estabelecido que as diferenças retroativas dos meses de junho, julho e agosto sairá na folha de setembro, já com o salário corrigido” enfatizou o presidente do Sindicato, Luiz Carlos Cabral. O Piso teve uma correção de 11,33% - o que significa mais de 4% de ganho real, já que a inflação no período foi de 6,95%. “Esses índices corrigem tanto o Piso quanto os demais salários de 1º de junho de 2012”, complementa Cabral. 
        Quanto ao Piso da categoria, ficou vinculado ao Piso Mínimo Regional vigente no Rio Grande do Sul. No caso de o reajuste do Piso Mínimo Regional o valor ficar maior do que o Piso da categoria, valerá o valor maior. As demais cláusulas e benefícios do Acordo Coletivo anterior permanecem em vigor. “Queríamos um reajuste maior, mas não foi possível. Porém, ficamos na média dos demais acordos do setor de alimentação no estado”, frisa o presidente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário