domingo, 18 de maio de 2014

ESCLARECIMENTO AOS TRABALHADORES

O texto acima, reproduzido abaixo:

Carta de esclarecimento aos trabalhadores do Marfrig

 1 – No Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014, a CLÁUSULA TERCIERA vincula o salário normativo e o piso salarial dos profissionais faqueiros, magarefes e desossadores ao valor do Piso Regional do Rio Grande do Sul.

2 – O Sindicato realiza as negociações salariais e de condições de trabalho para todos os trabalhadores indistintamente.  Assim, o reajuste geral para o exercício de 2013-2014 ficou em 8.65%. Índice considerado um dos  maiores do Brasil pelo DIEESE,  para o setor. Quanto ao Salário Normativo, o valor foi fixado em R$ 860,00,  e o Piso dos Profissionais (Faqueiros, Magarefes e Desossadores) em R$ 916,00.

3 – Porém, a cláusula que equipara o Salário Normativo ao Piso Salarial Regional não garantiu aos demais trabalhadores a mesma regra, mesmo assim o SINDICATO procurou a empresa a fim de reivindicar tratamento igual. A empresa, no início das negociações, concordou recompor os salários em 6% para todos, mas queria retirar a cláusula que garantia a vinculação com o  Piso Regional.
O SINDICATO não concordou com a retirada da garantia de vinculação, o que gerou o atraso no pagamento dos salários.

4 -  Mais tarde, o MARFRIG recuou na tentativa de desvinculação com o Piso Regional, permitindo uma ressalva que garantisse a continuidade do vínculo. Tais negociações fizeram a empresa reajustar o salário fora da data base.

5 - Isso só demonstra o acerto da negociação passada. Em junho tem nova rodada. Vamos nos mobilizar e avançar em nossos ganhos salariais.


 - Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação de Bagé e Região 

Nenhum comentário:

Postar um comentário