quarta-feira, 22 de julho de 2015

STIA realiza assembleia com trabalhadores de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos

Expectativa é de que trabalhadores lotem salão do Sindicato no encontro

      Neste dia 23, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região realiza uma nova assembleia com trabalhadores de padarias, engenhos, indústria de laticínios e pequenos frigoríficos. A data-base da categoria é 1º de junho.  O encontro está marcado para este dia 23, a partir das 19h, na sede do sindicato – na Rua Melanie Granier, 157. O objetivo da assembleia é avaliar a proposta encaminhada pelo sindicato patronal referente à  campanha salarial 2015/2016.
      "Vamos analisar a última proposta das empresas e aproveitar para repassar informações aos trabalhadores sobre o ajuizamento da ação referente ao dissídio de 2014/2015, que está tramitando no Tribunal Regional do Trabalho em Porto Alegre", destaca o presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral. Dependendo das deliberações em assembleia, poderá ser encaminhada uma contraproposta ao sindicato patronal.
      Já houve um encontro entre os dois sindicatos em junho, mas não houve avanços nas negociações. A representação patronal encaminhou uma nova proposta, que será debatida na assembleia desta quinta-feira. Entretanto, os representantes do STIA demonstram frustração com as demais propostas do sindicato patronal. Entre elas estão a desvinculação do Salário Normativo da categoria do Piso Mínimo Regional, o não pagamento das horas-extras trabalhadas aos domingos, feriados e dias compensados, dando folga em outro dia da semana a livre escolha do patrão e a criação do Banco de Horas, que em outras oportunidades já foi rejeitada pelos trabalhadores. Além disso, as empresas querem a retirada do auxílio escolar fornecido aos seus empregados.
Retorno
      Cabral retornou à presidência do Sindicato recentemente. O presidente ficou afastado por 45 dias para recuperação de uma cirurgia no ombro. Durante esse período, o vice-presidente do sindicato, Cláudio Gomes Gonçalves, exerceu interinamente o posto máximo. “É uma alegria poder retornar ao convívio direto com os trabalhadores e com a diretoria”, pondera. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário