quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Pelo segundo ano STIA/Bagé deve ajuizar dissídio coletivo para trabalhadores de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos


Diretoria vai pedir ao Ministério do Trabalho uma reunião visando a um acordo com sindicato patronal
      


      O novo encontro realizado entre o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Bagé e Região (STIA/Bagé) eom o sindicato patronal mais uma vez não resultou em acordo. Com isso, permanece o impasse quanto ao dissídio dos trabalhadores de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos em relação ao período 2015/2016. O STIA deverá ajuizar um novo dissídio junto ao Tribunal Regional do Trabalho – assim como fizera em 2014. A data-base da categoria é 1º de junho. É o segundo ano consecutivo que pode resultado em ajuizamento do dissídio, algo que não ocorria desde 1989. 
      A representação das empresas segue intransigente em alguns pontos.  Entre eles estão a desvinculação do Salário Normativo da categoria do Piso Mínimo Regional, o não pagamento das horas-extras trabalhadas aos domingos, feriados e dias compensados, dando folga em outro dia da semana a livre escolha do patrão e a criação do Banco de Horas, que em outras oportunidades já foi rejeitada pelos trabalhadores. Além disso, as empresas querem a retirada do auxílio escolar fornecido aos seus empregados. O Sindicato não abre mão dos direitos obtidos pelos trabalhadores. 
      Atendendo exigências da seção de Dissídios Coletivos do TRT, a direção do STIA irá solicitar uma reunião junto ao Ministério do Trabalho em Bagé para tentar chegar a um acordo conciliatório. Da mesma forma, as lideranças sindicais dos trabalhadores vão reforçar o pedido de realização de uma força-tarefa semelhante à realizada no Marfrig/Bagé em maio visando à inspeção quanto à segurança dos trabalhadores e as condições de trabalho oferecidas pelas empresas. O STIA recebe queixas de pessoas afastadas do trabalho por doenças relacionadas às atividades desenvolvidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário