sábado, 10 de dezembro de 2016

Trabalhadores do Marfrig em Bagé definem propostas da Campanha Salarial 2017






             No último dia 10, os trabalhadores do Marfrig Bagé participaram das assembleias para estabelecer a pauta de negociações da campanha salarial 2017. A data-base dos trabalhadores das duas plantas frigoríficas é 1º de fevereiro. A primeira assembleia fora realizada no último dia 3 com trabalhadores do Pampeano Alimentos, nas dependências da nova subsede do Sindicato em Hulha Negra. 
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região, Luiz Carlos Cabral, explicou aos trabalhadores vários itens da pauta de reivindicações. O líder sindical explanou sobre conquistas importantes obtidas pelos trabalhadores nos últimos anos e que estão em vigor por força de acordo coletivo, embora não previstos na legislação. "Nada do que conquistamos é de graça, vem da luta de vocês que estão aqui e trazem suas reivindicações para o Sindicato, que vai para a mesa de negociação buscar o que for melhor para a categoria", ressaltou Cabral.
Para 2017 os trabalhadores do Marfrig trabalham com uma pauta unificada geral, mas com situações específicas de acordo com as realidades encontradas pelos empregados nas plantas frigoríficas. Em breve, a pauta reivindicatória será encaminhada oficialmente à empresa para que seja agendada uma data com a direção do Marfrig, visando a primeira reunião de negociação entre as partes.
      Na oportunidade, o presidente ainda manifestou aos trabalhadores a preocupação com diretrizes do governo federal, como as propostas das reformas Trabalhista e da Previdência. "Estamos na corda bamba, com um Congresso Nacional que visa à derrubada de direitos históricos dos trabalhadores. Precisamos da mobilização de todos", reforçou o líder sindical. Cabral também explanou sobre a atuação do Departamento Jurídico do Sindicato para buscar direitos dos trabalhadores junto ao Judiciário, tanto em Porto Alegre (segunda instância) como em Brasília (em última instância). 
Principais itens da pauta
Entre as cláusulas pré-existentes e as cláusulas novas, estão às seguintes reivindicações, aprovadas por unanimidade:
- Reajuste de 100% do INPC + 3% de aumento real
- Piso salarial de R$ 1.400,00,
- Adicional de faca de 10% (Marfrig. Bagé)
- Adicional por tempo de serviço (qüinqüênio) de 4%.
- Horas extras 100% desde há primeira hora. (hoje as duas primeiras são pagas com 50% as demais 100%.
- Trabalhos em domingos, feriados e dias compensados, pagos com 150% sobre a hora normal, hoje e pago com 100%.
- Aumento do auxílio creche para 36 meses (hoje é de 24 meses, com um valor de 20% sobre o Salário Normativo)
- Aumento do tempo da estabilidade pré-aposentadoria (que hoje é de 12 meses antecedentes à aposentadoria, garantindo estabilidade ao trabalhador) passe para 24 meses, entre outros pedidos. Obs: No Marfrig. Bagé no Pampeano já e 24 meses.
- Piso Salarial dos Profissionais em 70% sobre o Piso Salarial da Categoria (PSC).
- Pagamento de cinco dias como horas extras nos meses com 31 dias;
- Redução da jornada de trabalho de 44 horas semanais para 40 horas semanais.
- Adicional sobre funções diversas de 50% sobre o Piso Salarial da Categoria (PSC).
- Jornada de trabalho de segunda a sexta-feira.
- Manutenção das demais clausulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário