terça-feira, 28 de março de 2017

Representantes de sindicatos e Marfrig vão ter rodada de negociação em Bagé no dia 30

Marfrig apresentou proposta abaixo da inflação na segunda reunião entre as partes que ocorreu em Porto Alegre

      Sindicatos de trabalhadores nas indústrias de alimentação e o Marfrig Group tem uma nova rodada de negociações visando ao Acordo Coletivo de Trabalho da campanha salarial 2017. Desta vez o encontro será em Bagé neste dia 30 de março, a partir das 14h, em local a ser definido. A data-base dos trabalhadores do Marfrig é 1º de fevereiro. Participam representantes sindicais de Bage, Alegrete, Pelotas e São Gabriel - onde o Marfrig tem plantas frigoríficas. Nos dois primeiros encontros não houve avanços. 
      No último encontro, os representantes do frigorífico apresentaram uma proposta de reajuste salarial de 5% - índice abaixo da inflação no período de 12 meses (de fevereiro/2016 a janeiro/2017), que ficou em 5,44%. A grande discussão é no fato de que a empresa propõe retirar direitos dos trabalhadores - alguns itens já constam nos acordos há mais de 20 anos, como o adicional noturno. Outra ideia da empresa é cobrar pelo transporte dos trabalhadores até a fábrica e vice-versa (que hoje é gratuito) e retirar o pagamento dos 30 minutos para troca de uniforme, entre outros. 
      O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região, Luiz Carlos Cabral, reforça a necessidade de uma proposta mais efetiva, que vá ao encontro das necessidades dos empregados. "Só quem pode decidir a retirada de direitos e de conquistas é o trabalhador.  Esperamos que esta seja a última reunião e que tenhamos resultados mais positivos porque evoluímos pouco até agora", frisa o líder sindical. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário