sexta-feira, 5 de maio de 2017

Marfrig ajuíza Dissídio Coletivo no TRT em Porto Alegre para tentar retirar direitos dos trabalhadores

Depois de reunião realizada em Bagé no dia 30 de março, empresa pediu prorrogação de prazos para responder proposta dos sindicatos, mas não deu retorno


      Com data-base em 1º de fevereiro, os trabalhadores do Marfrig Group em Bagé e do Marfrig Foods (Pampeano Alimentos) em Hulha Negra aguardavam o desfecho das negociações para Acordo Coletivo de Trabalho com a empresa. Entretanto, nesta semana o Marfrig ajuizou pedido de Dissídio Coletivo junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região em Porto Alegre. É o terceiro ano consecutivo em que os representantes da empresa demoram para realizar as negociações com os sindicatos de trabalhadores nas indústrias de alimentação de Alegrete, Bagé, São Gabriel e Pelotas. Desta vez, o objetivo é retirar algumas conquistas históricas dos trabalhadores que fazem parte das cláusulas do acordo - como o pagamento de 100% das horas-extras, o pagamento do tempo de preparo e a gratuidade do transporte.
      A espera por uma definição já dura três meses. A empresa demonstra intransigência com os direitos já conquistados pelos trabalhadores e agora, com o ajuizamento, tenta colocar ao TRT a responsabilidade de retirar as conquistas. "A verdade é que o Marfrig demora, faz várias alegações, muitas vezes obrigando os representantes sindicais a irem a Porto Alegre, gerando custos, e sequer apresentando uma proposta que vá ao encontro dos anseios dos empregados", ressalta o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé, Luiz Carlos Cabral. 
      Os sindicatos querem, no mínimo, o mesmo percentual de reajuste do Piso Mínimo Regional (6,48%) de forma linear, melhorias no cartão-alimentação (no caso do Marfrig/Bagé) e a manutenção das demais cláusulas do dissídio anterior. A expectativa agora é pela definição de uma data para a audiência conciliatória entre as partes, mediada pelo TRT. O dia ainda não está definido.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário