terça-feira, 16 de maio de 2023

Sindicatos acertam acordo coletivo de trabalho com Marfrig

Reajuste acertado entre sindicatos e Marfrig será de 6% de forma linear


Nesta segunda-feira (15) os sindicatos de trabalhadores nas indústrias de alimentação de Bagé e São Gabriel acertaram as bases para o acordo coletivo de trabalho com a Marfrig Group. A data-base da categoria é 1º de fevereiro. As negociações evoluíram após o segundo encontro entre as partes, realizado entre os dias 8 e 9 de maio em Bagé. A negociação foi feita com intermediação da Federação Intermunicipal dos Empregados nas Indústrias e Cooperativas de Alimentação do Rio Grande do Sul (FIEICA-RS).

Entre as principais cláusulas está o reajuste salarial de 6% de forma linear. O novo piso salarial será de R$ 1.713,62 e haverá a manutenção de todas as demais cláusulas do acordo anterior. As diferenças de fevereiro, março e abril serão quitadas na folha de maio, que será paga até o quinto dia útil de junho.

O presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral Jorge, avalia como positivo o acordo, conforme o cenário que se apresentava na negociação.

"Os trabalhadores estavam há mais de 15 meses sem reajuste e a empresa no início estava intransigente, querendo retirar conquistas histórias que constavam como cláusulas do acordo há muitos anos. Sabemos que o trabalhador deseja um reajuste melhor, mas ao menos conseguimos repor a inflação e ter um aumento real, ainda que pequeno, mas que pode fazer a diferença tendo em vista que temos boas perspectivas econômicas e de valorização dos trabalhadores em nível nacional", ressalta Cabral. 

Em breve a direção do Sindicato estará distribuindo um panfleto nas fábricas da Marfrig de Bagé e Hulha Negra com as principais cláusulas do acordo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário