Na noite deste sábado (22) ocorreu a primeira assembleia da campanha salarial 2026/27 visando ao acordo coletivo de trabalho para empregados das indústrias frigoríficas da região. O primeiro encontro aconteceu na subsede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região em Hulha Negra, voltada a empregados do Pampeano Alimentos. A pauta de reivindicações foi aprovada por unanimidade. A data-base da categoria é 1º de fevereiro.
Entre os itens aprovados na assembleia estão reajuste salarial com reposição da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais 5% de aumento real, um piso salarial de R$ 2.300,00, horas-extras no valor de 100% da hora normal, além de outros itens e a manutenção das demais cláusulas do acordo que vigora até 31 de janeiro de 2026.
Durante a assembleia, o presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral Jorge, explicou aos presentes como funcionou o processo eleitoral realizado recentemente, além de detalhar avanços e conquistas obtidas pelo Sindicato ao longo dos últimos anos em benefício dos trabalhadores - como o transporte até a fábrica de forma gratuita e o pagamento do tempo para troca de uniforme.
"Tudo o que o Pampeano dá a vocês não é por bondade. É o Sindicato que briga por vocês, muitas vezes na justiça, como foi o caso do pagamento do tempo para troca de uniforme. E todas essas conquistas estão dentro do acordo coletivo, incluindo o piso da categoria. Se dependesse da empresa o trabalhador estaria recebendo o valor de um salário mínimo e hoje ninguém recebe menos do que 1.889,08", argumentou Cabral.
A próxima assembleia será realizada no dia 29 de novembro, às 18h, para trabalhadores do Minerva Foods em Bagé. O local será o ginásio do STIA, na Avenida São Judas Tadeu, 853.



Nenhum comentário:
Postar um comentário