sábado, 24 de agosto de 2013

Avançam negociações do setor de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos


Apesar disso, acordo entre sindicatos de trabalhadores e patronal ainda não foi estabelecido



Fotos: Zilmar Gazzo
        Neste dia 23 ocorreu mais um encontro entre o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região (STIA) e o sindicato patronal da categoria para tratar sobre o Acordo Coletivo para o setor de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos. Houve uma pequena evolução nas negociações, mas não o suficiente para as partes firmarem um acerto. 
      Para tentar evoluir nas negociações, o STIA alterou a proposta. O índice de reajuste, que era de 9,5%, passou para 9,16%. Já o piso da categoria. de R$ 880,00, teve a proposta de R$ 860,00. "Este é o limite que podemos chegar nestes dois itens, enfatiza o presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral.  “Embora tenhamos avançado um pouco, os índices estão abaixo de outros acordos do setor realizados no estado. Os trabalhadores aguardam um reconhecimento maior  por parte das empresas, já que estão há mais de 15 meses sem reajuste em seus salários”, ressalta Cabral. O líder sindical aponta que neste período as empresas tiveram incentivos do governo, como redução no valor de pagamento da energia elétrica, desoneração da folha de pagamento do INSS e redução de impostos sobre a cesta básica.
        A pauta de reivindicações ainda precisa evoluir em outros itens, conforme o presidente. Entre eles estão o pagamento de quinquênio, bem como o salário dos profissionais dos engenhos - como mecânicos, eletricistas, foguistas, secadoristas, munileiros e laboratoristas. 
        Um novo encontro não foi marcado entre as partes, mas a expectativa é que uma nova data seja definida na próxima semana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário