terça-feira, 14 de junho de 2016

Acidentes com trabalhadores no Pampeano Alimentos preocupam Sindicato




      Dois acidentes de trabalho ocorridos nos últimos dias no terceiro turno do Pampeano Alimentos, em Hulha Negra, deixaram trabalhadores feridos. O Marfrig Group encaminhou um relatório da situação ao Sindicato . Os problemas ocorreram no início de junho, em dois dias consecutivos, por volta das 3h. Os trabalhadores tiveram parte dos dedos decepados.
      O primeiro acidente ocorreu no setor de Lavanderia. Segundo a empresa, uma trabalhadora foi realizar a retirada de roupas da máquina de lavar e, ao tentar abrir a porta de acesso ao tambor do equipamento, teria apertado o botão de posicionamento. Com isso, pressionou o terceiro dedo da mão direita, tendo perda da falange distal (ponta do dedo).
      O outro acidente aconteceu no setor misturador. O trabalhador realizava a higienização das linhas de saída do misturador e, ao colocar as mãos no local onde ficam as pás de corte do motor, teria sofrido lesões. O trabalhador perdeu as falanges distais do segundo, quarto e quinto dedo, além da segunda falange do terceiro dedo.
      A empresa informa que está tomando as providências cabíveis em relação às causas imediatas e que está investigando os acidentes. Assim que houver conclusões irá encaminhá-las ao Sindicato. O Pampeano Alimentos informou que está a disposição para prestar esclarecimentos necessários, realizando as providências cabíveis e prestando o apoio aos trabalhadores acidentados. A empresa destaca ainda que realizou reunião extraordinária da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e está dando andamento na coleta de dados e informações para finalizar as investigações.
      O presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral, relata que o Sindicato está monitorando a situação dos trabalhadores e está à disposição para qualquer providência necessária a ser tomada. O líder sindical reforça a necessidade de adequação a normas que visem à segurança e saúde do trabalhador, estabelecidas pela Norma Regulamentadora 36 – sobre o trabalho em frigoríficos.
      Cabral destaca também a necessidade de orientação e capacitação adequada dos trabalhadores na operação de máquinas. “Isso deve ser feito pela empresa. Embora sejam oferecidos equipamentos de proteção individual e dispositivos de segurança, muitas vezes eles são inadequados ou os trabalhadores são novatos e não recebem a qualificação necessária para a operação desses equipamentos”, ressalta o presidente. “Esperamos que realmente a empresa tome as providências necessárias e que a culpa não seja repassada aos trabalhadores porque com certeza eles não querem ter mutilações que vão acompanha-los por toda a vida”, complementa Cabral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário