quarta-feira, 1 de junho de 2016

Força-tarefa gaúcha dos frigoríficos será apresentada no Congresso Brasileiro de Ergonomia



     A experiência da força-tarefa gaúcha dos frigoríficos será apresentada no 18º Congresso Brasileiro de Ergonomia. O evento, organizado pela Associação Brasileira de Ergonomia (Abergo) será realizado, no período de 23 a 27 de maio, no prédio das Engenharias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Belo Horizonte (MG). Paralelamente, acontecerá o 11º Fórum Brasileiro de Ergonomia. Estarão reunidos professores, pesquisadores, estudantes, profissionais de ergonomia e áreas afins, para apresentar os trabalhos recentes neste campo disciplinar e refletir sobre a temática central do evento: "Ergonomia e desenvolvimento dos indivíduos e das organizações".

     O coordenador estadual do Projeto do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Adequação das Condições de Trabalho nos Frigoríficos, procurador do Trabalho Ricardo Garcia (lotado em Caxias do Sul), participará da mesa-redonda "Legislação e judicialização da Ergonomia", no feriado de quinta-feira (26/5), das 11h15min às 12h45min, no anfiteatro BH. A coordenação da mesa será do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Paulo Antonio Barros Oliveira. Também serão debatedores o auditor-fiscal do Ministério do Trabalho em Minas Gerais (MT-MG) Airton Marinho e o desembargador federal Sebastião Geraldo de Oliveira (TRT-MG).

     No mesmo dia, entre 14h e 16h, na sala Ouro Preto, no espaço para apresentações de artigos, a fisioterapeuta e especialista em ergonomia Carine Taís Guagnini Benedet (de Caxias do Sul), que presta serviço para a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins), abordará o tema "Do relato de experiência ao artigo científico: a ergonomia além da teoria, a prática nas operações da força-tarefa em frigoríficos no Rio Grande do Sul".

     A força-tarefa estadual, que investiga meio ambiente do trabalho desde janeiro de 2014, é ferramenta do Projeto do MPT de Adequação das Condições de Saúde e Segurança no Trabalho em Frigoríficos. O projeto visa à redução das doenças profissionais e de acidentes do trabalho, identificando os problemas e adotando medidas extrajudiciais e judiciais.

     Em 2015 a força-tarefa inspecionou os dois frigoríficos da região - o Marfrig, em Bagé, e o Pampeano Alimentos, em Hulha Negra. Uma série de problemas e irregularidades foram constatadas e a empresa proprietária de ambas as plantas (Marfrig Group) foi notificada para realização de adequações e melhorias visando à evolução nos atendimentos a questões de saúde e segurança dos trabalhadores, com base na Norma Regulamentadora (NR) 36.

Texto de Flávio Portela (ASCOM/MPT), com colaboração da Assessoria de Imprensa do STIA/Bagé

Nenhum comentário:

Postar um comentário