quarta-feira, 1 de junho de 2016

STIA/Bagé pede ao MPT fiscalização nas condições de engenhos de arroz na região

Registro de óbitos com possível acidente de trabalho em cinco meses é o mesmo que em todo o ano passado

      O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé, Luiz Carlos Cabral, e o procurador jurídico da entidade, Álvaro Pimenta Meira, encaminharam aos procurados do Ministério Público do Trabalho de Pelotas um ofício solicitando providências quanto à fiscalização da situações dos engenhos de arroz na região. Após a realização de dois seminários sobre a saúde do trabalhador nos engenhos, realizados em Pelotas e Alegrete nos meses de abril e maio, uma das conclusões dos eventos foi a necessidade de uma força-tarefa semelhante à realizada nos frigoríficos bovinos em 2015 visando à melhoria das condições nos ambientes de trabalho.
      No documento encaminhado à Procuradoria Regional do MPT em Pelotas (Bagé está na área de jurisdição do órgão), Cabral e Meira destacam a preocupação com acidentes de trabalho ocorridos nos engenhos de Bagé. Em 2015 ocorreram duas mortes com suspeita de acidente de trabalho. Até este dia 31 de maio outras duas mortes foram constatadas. A situação de alguns estabelecimentos também preocupa - a estrutura de um silo teve rompimento lateral há poucos dias. Embora ninguém tenha ficado ferido, a preocupação entre os trabalhadores é grande. 
      "Os seminários apresentaram propostas importantes na discussão sobre a saúde do trabalhador. Nosso pedido ao Ministério Público do Trabalho é para que, diante dos problemas encontrados na nossa região, tenhamos rapidez na montagem da força-tarefa, diminuindo o número de acidentes de trabalho através da fiscalização das empresas",. ressalta Cabral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário