sexta-feira, 24 de junho de 2016

STIA/Bagé completa 82 anos de lutas, conquistas e pioneirismo na sociedade regional


      Este dia 24 de junho marca o aniversário do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região. A entidade completa 82 anos de história. A data tem um simbolismo importante dentro da história de luta em defesa dos direitos dos trabalhadores em toda a região da Campanha. Isso porque a entidade surgiu em meio a um período ditatorial do país, a primeira “Era Vargas”, que durou de 1930 a 1945.
      Alguns anos após a fundação da entidade, houve uma fusão com o  Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados de Bagé. A fusão foi um modo de fortalecer a classe trabalhadora, pois ambos os sindicatos representavam trabalhadores de indústrias no ramo de alimentos ou seja: padarias, engenhos de arroz, lacticínios, frigoríficos, fumo, bebidas, embutidos, congelados (fábrica de picolés e sorvetes) e fábrica de café.  A nova Carta Sindical datada de 30 de dezembro de 1976 estabeleceu o nome da primeira entidade, ficando o nome de Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé por ser o mais antigo.
      Hoje, o setor da alimentação em Bagé e região congrega cerca de 3 mil trabalhadores, em estabelecimentos como frigoríficos, indústrias de laticínios, padarias, engenhos de arroz e outros. Os trabalhadores do Marfrig Group (que tem plantas em Bagé e Hulha Negra) tem sua data-base em 1º de fevereiro, enquanto os demais tem em 1º de junho.
      "Com o passar dos tempo o Sindicato passou a ser mais respeitado,  os trabalhadores mais valorizados. A categoria cresceu e sentindo-se fortalecida passou também a reivindicar mais", enfatiza o presidente do Sindicato, Luiz Carlos Cabral.
      Entre as principais conquistas ao longo de toda a trajetória do Sindicato estão a inclusão de itens como quinquênios e salários profissionais (pisos normativos) nos acordos e dissídios coletivos.Outros benefícios foram surgindo com o passar dos anos. Entre eles, os auxílios Creche, Escolar e Funeral; Insalubridade, Adicional de Câmaras Frias (15% por cento), Salário para os Faqueiros, Salários Profissionais (Eletricista, Pedreiro, Carpinteiro, Operador de Máquinas na sala dos Compressores, Soldador, Operador de empilhadeiras, Mecânico e Encanador), Horas Extras nos Domingos, Feriados ou dias já Compensados com 100% (cem por cento), Adicional de Faca, Cesta Básica, Ambulância para condução de acidentados, Transportes Gratuito e outros.

Evolução
O Sindicato tem sua sede social na Rua Melanie Granier, 157, contando com  dois consultórios - um para  assistência médica e outro para a odontológica, permitindo uma melhoria no atendimento aos associados e seus dependentes. Uma das principais realizações foi a construção do salão para a realização das assembleias, palestras, conferências, além da utilização para eventos de interesse dos próprios associados. O Sindicato ergueu o ginásio poliesportivo na Avenida Sâo Judas Tadeu (inaugurado em 1997) que leva o nome do ex-presidente da entidade Delmar Fagundes Dias. O Sindicato mantém em circulação o jornal trimestral O Penetra, onde são repassadas reivindicações, denúncias (quando for o caso), convites para assembleias e outras notícias atinentes ao movimento sindical no Estado e no Brasil.


A estrutura atual
      Em 2013 o Sindicato reativou sua subsede no município de Hulha Negra, visando proporcionar aos trabalhadores daquele município a assistência oferecida na sede social de Bagé, com a vantagem de evitar o deslocamento dos associados e seus dependentes. Agora a obra da nova subsede, em terreno próprio, está com a primeira etapa sendo concluída, para proporcionar maior conforto e oferecer serviços aos associados do município. Da mesma forma, a sede social passa por melhorias constantes, com intuito de oferecer aos associados melhorias na estrutura de assistência médica, odontológica, além de convênios com diferentes empresas e um local onde o trabalhador pode se sentir em casa com aquilo que é oferecido pela entidade.
      Em razão dos investimentos, o Sindicato optou por não realizar um evento diferenciado para assinalar seus 82 anos - é um dos sindicatos mais antigos em atividade em Bagé e Região. "Acreditamos que o melhor presente que o associado pode receber é um sindicato bem equipado, para proporcionar conforto e prestar os melhores serviços aos associados”, ressalta Cabral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário