domingo, 8 de outubro de 2017

Autoridades e sindicalistas destacam Importância da pesquisa sobre condições de saúde de trabalhadores de engenhos em lançamento de livro





 

      Na última sexta-feira, 6 de outubro, representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região participaram do lançamento do livro  “A Saúde do Trabalhador Agredida”. A obra, escrita pelos pesquisadores Paulo Albuquerque e Francisco Settineri, traz o diagnóstico sobre condições de trabalho nos engenhos de arroz no Rio Grande do Sul - conhecido por DIGA. O ato ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação. A pesquisa foi realizada em 2016 nos municípios de Alegrete, Bagé, Camaquã, Dom Pedrito, Pelotas e São Gabriel, idealizada pelos sindicatos de trabalhadores nas indústrias de alimentação locais, com apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA/Sul). 
      Na sessão de autógrafos, o evento teve a formação de duas mesas. Na primeira participaram integrantes da Força-Tarefa que fiscaliza a situação dos engenhos de arroz no Rio Grande do Sul, relatando o que encontraram nos engenhos visitados e da sua repercussão junto às autoridades e às empresas. 
Entre os presentes, o coordenador da sala da apoio da CNTA/Sul, Darci Pires da Rocha, os procuradores do Trabalho, Ricardo Garcia , o promotor Rogério Fleischmann (Ministério Público), o auditor fiscal do Ministério do Trabalho, Mauro Muller, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Cláudio Barbosa. Representaram o STIA/Bagé no encontro o presidente, Luiz Carlos Cabral, o vice-presidente, Cláudio Gomes Gonçalves, além dos diretores José Cacildo Conde de Moura e Tanira Ramos dos Santos Martins. 
      Na segunda mesa de trabalhos, formada com os sindicatos e também com Albuquerque e Settineri, foi abordada a situação da pesquisa. Sindicalistas relataram que foram procurados pelas empresas buscando informações e que a repercussão foi muito positivo principalmente junto aos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário