domingo, 3 de dezembro de 2017

Trabalhadores do Marfrig em Bagé aprovam pauta de reivindicações da campanha salarial 2018

Mudanças na CLT com reforma trabalhista motivaram debate durante assembleia















      Na tarde do último dia 2 o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região (STIA) realizou a primeira assembleia da campanha salarial 2018 para trabalhadores do Marfrig. O encontro ocorreu no ginásio do Sindicato, reunindo diretores e empregados do frigorífico.
      Na oportunidade foi apresentada a pauta de reivindicações para a negociação entre o Sindicato e a empresa. Entre os principais itens estão o pedido de reajuste salarial de 100% da inflação mais 3% de aumento real, um piso salarial no valor de R$ 1.500,00 e a correção no valor do cartão alimentação para R$ 300,00, além de outras cláusulas preexistentes e novas cláusulas.
Reformas
      A assembleia também debateu junto aos trabalhadores as principais alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ocorridas devido à reforma trabalhista aprovada pelo Congresso e proposta pelo governo Temer. Os participantes da assembleia demonstraram preocupação com as mudanças e com as indefinições ainda existentes sobre as relações de trabalho. "Essa reforma veio para arrebentar os trabalhadores, retirando nossos direitos e procurando impedir até que o trabalhador vá buscar a Justiça para cobrar seus direitos", ressalta o presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral. 
      Os trabalhadores questionaram situações referentes ao ambiente de trabalho e a necessidade de mobilização para a discussão das cláusulas do acordo coletivo de trabalho, já que uma das alterações proposta na reforma trabalhista é que o acordado prevalecerá sobre o legislado. "Agora, mais do que nunca, trabalhadores e sindicato devem estar de mãos dadas para fortalecer seus direitos", reforça Cabral. 
      A próxima assembleia da campanha salarial 2018 irá ocorrer no próximo sábado, dia 9 de dezembro, a partir das 17 horas, na nova subsede do Sindicato em Hulha Negral (Rua Laudelino da Costa Medeiros, 1279), reunindo trabalhadores do Pampeano Alimentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário