domingo, 7 de novembro de 2021

Toma posse a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região










































Em uma cerimônia simples, devido aos protocolos sanitários para controle da Covid-19, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região (STIA/Bagé) realizou a posse da nova diretoria para o período 2021/2025. O ato foi restrito aos diretores eleitos e contou com a participação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas de Alimentação de Pelotas e Região, Lair Mattos, que também representou a Federação Intermunicipal dos Empregados nas Indústrias e Cooperativas de Alimentação do Estado do Rio Grande do Sul (Fieica-RS) na solenidade. O atual presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral Jorge, foi reconduzido para um novo mandato.

O presidente da Comissão Eleitoral, responsável pela condução do processo no Sindicato, Danilo Eduardo Gonçalves Lima, destacou que todos os procedimentos para a realização da eleição foram atendidos conforme preconiza o Estatuto da entidade. "Desejamos ao Cabral e à nova diretoria um bom trabalho, da mesma forma que ressaltamos a dedicação dos companheiros que encerraram sua missão neste mandato que termina e que o Sindicato continue sendo um instrumento de luta da classe trabalhadora", afirmou.

Lair Mattos enfatizou o caráter combativo do STIA/Bagé pelo enfrentamento à classe patronal em defesa dos direitos dos trabalhadores, mesmo com a aprovação de reformas que colocaram em risco a categoria. "As reformas trabalhista e da previdência vieram para arrebentar com os sindicatos", destacou. O diretor de Formação Sindical da Fieica-RS recordou ainda a Medida Provisória do Governo Bolsonaro que, em 2019, vigorou por 90 dias e visava à limitar a contribuição dos trabalhadores para manutenção dos sindicatos, tornando quase insustentável a continuidade. 

"Agora, começamos a nos aprumar novamente. Nós nos posicionamos perante a sociedade em defesa dos trabalhadores. Acreditamos que as coisas agora irão melhorar e vamos unir forças para reverter a consequência dessas reformas", apontou. "Temos certeza que toda a diretoria do Sindicato cumprirá com sua missão, fortalecendo o compromisso com a categoria e, com isso, teremos uma grande gestão", finalizou.

O advogado Álvaro Meira, do Departamento Jurídico do Sindicato, parabenizou os novos integrantes da diretoria e sustentou a importância da participação dos diretores que concluem seu mandato. Meira ressaltou o exemplo de Bagé para levar temas de interesse do trabalhador em âmbito nacional. Citou como exemplo a missão de buscar a divisão do lucro das empresas com os trabalhadores, preceito constitucional que, até o momento, não saiu do papel. Meira acrescentou que a nova diretoria tenha força para lutar em proveito da categoria devido à força dos trabalhadores na indústria da alimentação. 

O diretor empossado mais experiente da nova diretoria, Cláudio Gonçalves, reiterou a necessidade de que a nova diretoria escute o que os trabalhadores dizem dentro das empresas. "Precisamos dar essa atenção, a vida no Sindicato não é fácil. Estaremos aqui para dirimir dúvidas e que Deus nos dê sabedoria nas palavras no momento em que precisarmos encaminhar nossas reivindicações", acentuou.

Renovação e compromisso

Presidente reeleito, Cabral referendou a importância da diretoria em estar disposta a cuidar dos interesses dos trabalhadores na múltiplas atividades dentro da categoria da Alimentação. O líder sindical argumentou que, da mesma forma de renovação superior a um terço da diretoria, houve o retorno de trabalhadores que estavam afastados da vida sindical para compor a chapa. "Essa mescla de experiência e sangue novo é fundamental. A vida dentro de um Sindicato não é fácil. Temos o exemplo do Anselmo (Anaurelino dos Santos), que durante anos foi nosso tesoureiro e agora se dispôs a continuar atuando em uma outra função", ressaltou.

Cabral registrou aos novos integrantes que eles foram indicados pela combatividade e defesa dos seus colegas dentro das empresas. O presidente reiterou que o processo eleitoral atendeu a todos os requisitos estabelecidos pelo Estatuto e que, para atuação no Sindicato, é preciso viver a entidade. "É preciso participar das assembleias, conhecer o estatuto, conhecer a realidade dos trabalhadores. Precisamos de pessoas que estejam dispostas a conhecer, aprender e assumir desafios", reiterou.

Conforme Lair Mattos também havia destacado, o presidente lembrou o período de 2019, onde ocorreu a diminuição de recursos e o Sindicato precisou do esforço de todos para se manter no período da Medida Provisória que limitava as contribuições sindicais. Cabral também destacou a luta para garantia de segurança no ambiente de trabalho pela pandemia e recordou a morte de sete trabalhadores do setor da Alimentação vítimas da Covid-19, entre eles diretores do Sindicato. E reforçou a necessidade de que os trabalhadores estejam informados dos políticos que estão comprometidos com seus direitos.

"Vimos o discurso que a Reforma Trabalhista seria para gerar mais empregos, diminuir a miséria. Gerou mais empregos? Temos uma legião de desempregados que perdeu seus direitos. A pobreza aumentou, o trabalhador  perdeu o poder de compra. Esse não é o Brasil que nós queremos. Por isso é que todos nós, diretores, estamos aqui. A mudança começa pela disposição, por nós mesmos", afirmou. 

 Cabral complementou sua manifestação ao assinalar que o Sindicato é uma corrente, cujos elos precisam ser fortes para resistir às dificuldades. "Queremos que todos trabalhem parelho, unidos. Debatam conosco, troquem ideias, buscando sempre melhorias para o trabalhador. Não nos vai faltar coragem nos próximos quatro anos para isso", ressaltou. 

Após as manifestações, os integrantes da nova diretoria receberam os certificados das funções as quais passam a ocupar na entidade sindical. 

Um comentário:

  1. Parabenizo a esta diretoria que assume por mais uma gestão Cabral, Claudio e demais membros deste prestimoso Sindicato. Sempre trabalhando em prol do trabalhador. com fé e confiança. Grande abraço amigos deste amigo e ex companheiro
    Irineo Dias Corrêa

    ResponderExcluir