sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

FIEICA-RS e sindicatos da alimentação reafirmam lutas para 2022 em assembleia de prestação de contas



Os sindicatos filiados da Federação Intermunicipal dos Empregados nas Industrias e Cooperativas da Alimentação do RS (FIEICARS) estiveram reunidos ontem, em assembleia de prestação de contas de 2021 e previsão orçamentária para 2022, na sede do Sindicato da Panificação em Porto Alegre.

A FIEICA-RS é uma federação de trabalhadores da alimentação que reúne dez Sindicatos da alimentação do RS: Sindicatos da Alimentação de Alegrete, Bagé, Camaquã, Estrela, Ijuí, Dom Pedrito, Passo Fundo, Pelotas, Panificação-Poa e São Gabriel.

A campanha salarial 2021 desse ano teve avaliação positiva. Embora a conjuntura adversa para os trabalhadores, por conta da política econômica do Governo Bolsonaro, em relação às negociações salariais, os Sindicatos conseguiram, com muita luta, manter as conquistas das cláusulas anteriores nas negociações, com aumento real em vários setores.

"Lamentamos o não fechamento do acordo, ainda, de algumas poucas categorias. O setor do leite, por exemplo, seguimos enfrentando uma poderosa multinacional, a Lactalis, que se nega a reajustar os salários com pelo menos a inflação do período, além de manter prática antisindical. Seguiremos com nossa luta para que os trabalhadores sejam valorizados. Não é justo que as empresas sigam faturando milhões enquanto que os funcionários, que arriscam até mesmo suas vidas, todos os dias em função da pandemia por COVID, recebam salário de fome", ressalta o presidente do Sindicato de Estrela, Pedro Mallmann.

Para os Sindicatos, um dos pontos fundamentais para 2022 é a eleição de um presidente identificado com os trabalhadores. " O país e os trabalhadores não suportam mais a política econômica do governo Bolsonaro. É fundamental que ele não se reeleja ", adverte Pedro.


Texto da Assessoria de imprensa FIEICA/RS

Um comentário: