quinta-feira, 9 de maio de 2024

Sindicatos fecham acordo coletivo de trabalho para trabalhadores do Marfrig em Bagé, Hulha Negra e São Gabriel



     Depois de quase três meses no aguardo do reajuste salarial e demais cláusulas, os trabalhadores do Marfrig/Bagé e Pampeano Alimentos tiveram as bases para o acerto do Acordo Coletivo de Trabalho com a empresa definidos nesta quinta-feira (9). A informação foi repassada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região, Luiz Carlos Cabral Jorge.

     Após uma situação onde os sindicatos de Bagé e São Gabriel haviam apresentado uma contraproposta à empresa para o Acordo, houve um aceite inicial na última sexta-feira (3). No entanto, cerca de duas horas após o retorno da Marfrig, a indústria frigorífica voltou atrás e manteve a proposta apresentada na reunião de negociação em Bagé, realizada dia 10 de abril, o que desagradou a Diretoria dos sindicatos e os trabalhadores.

     Com isso, o reajuste salarial ficará em 4,82% (referente à reposição da inflação entre fevereiro de 2023 e janeiro de 2024, mais 1% de aumento real). Os trabalhadores do Marfrig/Bagé passam a receber o Visa Vale no valor de R$ 315,00. Além disso, foi definida a manutenção das demais cláusulas do acordo anterior.  As diferenças salariais, já que a data-base da categoria é 1º de fevereiro, serão pagas na folha de maio de 2024 (até o quinto dia útil de junho).

     "Apesar das dificuldades impostas pela empresa para acertarmos o acordo, conseguimos finalmente fechar nas mesmas condições acertadas na reunião realizada em Bagé em abril. Não é o que desejávamos, o trabalhador merece mais. No entanto, nas atuais condições da negociação, obtivemos um aumento real e a manutenção das cláusulas, o que não retira direitos nem conquistas históricas dos acordos anteriores", enfatiza Cabral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário