sexta-feira, 17 de maio de 2013

Nota de pesar


O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé vem a público prestar solidariedade à família do trabalhador Jorge Miguel de Moraes, 56 anos, que morreu na última terça-feira, 14, vítima de um acidente de trabalho no Frigorífico Marfrig em Alegrete. Moraes atuava como auxiliar de serviços gerais e teve o corpo prensado por uma máquina de evisceração, localizada junto a uma esteira, no setor de abate da empresa.
O sindicato vem alertando à categoria os problemas ocorridos no frigoríficos gaúchos há muito tempo. Já são centenas de casos de acidentes de trabalho, lesões por esforço repetitivo e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Uma situação indicada pelo Projeto TEIAS em nível estadual e, mais recentemente, pelo Dieese, em estudo apresentado durante a Conferência Nacional da CNTA em Brasília.
A cobrança excessiva dos frigoríficos por índices de produção, sem a devida oferta de melhores condições de trabalho, vem resultando em prejuízos à saúde dos empregados. As provas são o alto índice de trabalhadores encaminhados à Previdência Social, o que causa uma sobrecarga no sistema, piorando a condição laboral e a qualidade de vida dos cidadãos em todo o país.
Fica o desejo que a  Polícia Civil possa apurar o que aconteceu na unidade do Marfrig em Alegrete. E que a justiça seja feita. É necessário que os frigoríficos preocupem-se mais com a vida e saúde, e orientem mais os trabalhadores dos riscos em determinados setores já que as atividades destas empresas são calcificadas como risco três, com alto risco de acidente. Para não ficar a impressão de que o trabalhador se acidenta ou ate perde a vida porque quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário