sexta-feira, 24 de maio de 2013

STIA/Bagé entrega pauta de reivindicações à classe patronal

Cabral espera que a negociação tenha andamento rápido em 2013 


        O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região entregou ao presidente do Sindicato das Indústrias na Alimentação, Lindonor Peruzzo, e ao representante do Marfrig Group, assessor jurídico Marcelo Paz, as petições com as cláusulas da proposta de Acordo Coletivo. Os itens foram retirados após as assembleias da categoria, realizadas em abril, após intensa discussão dos trabalhadores. Agora a expectativa é para que seja agendado o primeiro encontro entre as partes visando a estabelecer o Acordo. "Esperamos que isso aconteça muito em breve", pondera o presidente do sindicato, Luiz Carlos Cabral. 
        A antecipação das negociações foi uma das reivindicações dos trabalhadores para este ano. A data-base dos trabalhadores do Marfrig, de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos é 1º de junho. Em 2012 o atraso nas negociações por parte das empresas fez com que o acordo coletivo fosse assinado somente no final de setembro. 
        Os principais itens da proposta incluem reajuste salarial na faixa de 13% (referente à reposição da inflação, crescimento do setor e diferença não atendida em 2012), piso único de R$ 1 mil, redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, pausas intra-jornadas visando à redução de acidentes e doenças profissionais, auxílio escolar no valor de um piso da categoria, indenização de cinco dias por ano (para compensar os meses com 31 dias), além de exames de saúde específicos para mulheres. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário